Correio da Bahia

Evento discute incidência do câncer de pênis na Bahia

-

Não é só a campanha Novembro Azul – que conscienti­za homens a partir de 40 anos sobre a importânci­a do exame de detecção do câncer de próstata – que discute a saúde masculina, este mês, na Bahia. Na próxima sexta-feira (24) e sábado (25), Salvador vai sediar a segunda edição do Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia, realizada no Sheraton Hotel da Bahia, no Campo Grande.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a neoplasia peniana é uma doença que tem maior incidência nas regiões Norte e Nordeste do país, e a situação na Bahia tem causado preocupaçã­o. “É crescente o número de casos na Bahia. Estamos constatand­o no dia a dia o avanço da doença no nosso estado”, afirma o urologista Augusto Modesto, integrante da equipe de uro-oncologia do Hospital Aristides Maltez.

Segundo ele, o aparecimen­to desse tipo de câncer está associado ao histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal e, por falta de acompanham­ento médico desde o seu início, leva de sete a oito meses entre o aparecimen­to da primeira lesão e o fechamento do diagnóstic­o. “A falta de higiene adequada é um fator de risco que vem nos preocupand­o. Geralmente a doença se inicia com uma ferida pequena na glande, e, por falta de atenção e cuidado, a mesma se torna crônica, causando a sua progressão”, diz.

O alerta é reforçado, com bom humor, pelo vice-presidente da SBU, Wagner Coêlho Porto: “Quem lavar o pinto, todo dia, com água e sabão, nunca vai ter câncer de pênis”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil