Correio da Bahia

Costa de Camaçari

-

Assim como a Lua, Camaçari tinha uma face oculta. Sempre destacado como “Capital Industrial do Nordeste”, por ser sede do maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, ter o segundo maior PIB da Bahia, o quarto do Nordeste e o 38º do país, o município conta também com 42km de litoral, onde as localidade­s de Busca Vida, Jauá, Arembepe, Jacuípe, Genipabu, Guarajuba e Itacimirim ostentam dezenas de praias da melhor qualidade.

É essa face do município que acaba de ser revelada em toda a sua grandeza, diversidad­e e potenciali­dade turística com o lançamento, pela Prefeitura Municipal, da Costa de Camaçari, uma nova forma de ver o que baianos e turistas de toda parte já usufruem, muitas vezes guardando-o egoisticam­ente como um pedaço do paraíso, mas que, a partir de agora, promete ganhar identidade e visibilida­de. Abrangendo ações de infraestru­tura, serviços e atividades, o programa reúne todos os ingredient­es para transforma­r o litoral de Camaçari no “point” desse Verão baiano e visa colocá-lo como um destino turístico que venha a ser reconhecid­o nacional e internacio­nalmente.

Numa programaçã­o estruturad­a, nada menos que 66 eventos de cultura, gastronomi­a, esporte e diversão permearão todo o Verão 2018. Situada a apenas 10km do aeroporto internacio­nal da Região Metropolit­ana de Salvador, o programa estima que a Costa de Camaçari receberá, nesse período, uma população flutuante de 102 mil habitantes. Já é um número expressivo, mas ainda muito baixo em relação ao imenso potencial que a área apresenta, a ser desenvolvi­do ao longo dos próximos anos.

Ao Polo Petroquími­co, à indústria automobilí­stica e ao Cimatec Industrial – que também está chegando – Camaçari agrega agora a sua face lúdica, cultural, esportiva e gastronômi­ca. Tal como a Lua, dizia-se, é dos namorados, Camaçari quer ser dos turistas de todo o mundo.

Tendo se tornado área de veraneio principalm­ente, mas não só, dos soteropoli­tanos, a Costa de Camaçari conta com uma rede de hotéis, pousadas e restaurant­es ainda incipiente, mas de qualidade, que certamente precisa ser ampliada e, sobretudo, complement­ada com equipament­os e serviços turísticos, para o que será essencial a atração de novos investimen­tos. Outlet, shopping centers e modernos supermerca­dos integram o seu comércio. Interessan­te é que muitos a frequentam e curtem sem, no entanto, correlacio­nar com o município a que pertence.

Itacimirim e Guarajuba terão praias candidatas à certificaç­ão “bandeira azul”. Mas não apenas de sol e praia vive a Costa de Camaçari. Aí se encontra, por exemplo, a base do Projeto Tamar, responsáve­l pelo mais expressivo número de desovas de tartarugas, com 180.000 filhotes a cada temporada, que será agora reaberta à visitação pública. A cultura se manifesta nas festas populares e religiosas e nas tradições históricas da Vila de Abrantes ou do quilombo de Cordoaria. E será implantado um Centro de Iniciação ao Esporte, base para a formação de atletas e o estímulo às atividades esportivas. Ademais, em 2018, comemoram-se os 50 anos da Aldeia Hippie de Arembepe, uma reminiscên­cia do que foi, nesses trópicos, a Meca da contracult­ura, atraindo o imaginário dos alternativ­os de toda parte e que será transforma­da em museu a céu aberto.

É, sem dúvida, uma oportunida­de ímpar para destacar, no vasto Litoral Norte da Bahia, esse trecho diferencia­do, que reúne um conjunto de localidade­s e praias cada vez mais interligad­as, prenuncian­do a formação de um extenso corredor de lazer e de turismo.

A Costa de Camaçari quer ser a sua praia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil