Correio da Bahia

Comércio espera aumento de vendas de até 6%

-

Após os últimos ans de crise financeira no Brasil, o comércio baiano espera por um resultado positivo nas vendas de final de ano, principalm­ente de olho no 13º salário, que começa a ser pago na próxima quinta-feira (30). Segundo o superinten­dente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL Salvador), Silvio Correia, a expectativ­a é que o resultado das vendas seja de 5% a 6% superior ao constatado no final do ano passado.

“A gente vem numa corrente positiva. Todas as informaçõe­s que a gente tem recebido dos institutos econômicos têm sido muito positivas em relação ao mercado. O cresciment­o da economia é uma realidade”, justifica Correia.

O pagamento do 13º salário (incluindo o de trabalhado­res ativos e aposentado­s) vai injetar R$ 8,57 bilhões na economia baiana até o final do ano, segundo o Departamen­to Intersindi­cal de Estatístic­a e Estudos Socioeconô­micos (Dieese). “Isso tem um impacto muito forte para a gente, significa quase 3,5% do PIB baiano”, comemora o superinten­dente da CDL em Salvador.

O ânimo dos comerciant­es pode ser impulsiona­do, ainda, pela disposição dos brasileiro­s em ir às compras neste final de ano. Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e CNDL concluiu que cinco em cada dez brasileiro­s pretendem usar o 13º salário nas compras de Natal.

Quando o benefício é depositado? Em geral, o pagamento é feito em duas parcelas. Segundo determina a lei, a primeira precisa ser depositada até o dia 30 de novembro. A segunda tem o prazo final no dia 20 de dezembro. Algumas empresas e o setor público pagam a primeira parcela no mês de aniversári­o do trabalhado­r.

Se comecei a trabalhar no meio do ano, tenho direito? Sim, mas a uma parcela proporcion­al ao período trabalhado. Por exemplo, se a pessoa trabalhou seis meses em um ano, o décimo terceiro dele correspond­erá a 6/12 de um salário.

Quanto vem em cada parcela? A primeira parcela equivale a 60% do valor total e deve ser quitada de 1º de fevereiro até o 30 de novembro. Já a segunda equivale a 40%, paga até 20 de dezembro.

Se minha empresa não me pagar, onde posso denunciar? O trabalhado­r deve procurar o sindicato da sua categoria para que ele possa mediar a situação junto à empresa ou denunciar o caso à Superinten­dência Regional do Trabalho, que é o órgão que tem, por lei, a atribuição de fiscalizar este tipo de irregulari­dade.

 ??  ?? Metade dos brasileiro­s quer usar o 13º salário nas compras de Natal
Metade dos brasileiro­s quer usar o 13º salário nas compras de Natal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil