Correio da Bahia

Benefício é ainda incerto em algumas câmaras

- LUAN SANTOS

Se você não tem dívidas, nem filhos, nem prestações que podem ser adiantadas, pode se presentear, gastar um pouco com si mesmo, comprar algo que deseja ou até aproveitar para fazer alguma viagem. Mas o 13º salário, esperado por mais de 4 milhões de baianos, pode não chegar para todos. Conforme publicou anteontem a Coluna Satélite, do CORREIO, três entre as dez maiores câmaras municipais da Bahia já decidiram que não vão pagar o 13º salário aos vereadores este ano. Outras cinco câmaras ainda não têm definição.

A situação das indefinida­s tende a ser por não conceder o benefício em função das limitações orçamentár­ias. O pagamento do 13º para agentes políticos foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de agosto. As câmaras de Salvador e Itabuna, por sua vez, optaram por pagar o subsídio extra, mas de forma proporcion­al, com base na decisão do STF.

Procurados pela Coluna Satélite, os presidente­s das câmaras de Feira de Santana (no Centro-Norte da Bahia), Ilhéus (no Sul do estado) e Juazeiro (na região do Vale do São Francisco) revelaram que não vão pagar o benefício este ano. Nas duas primeiras, a medida deve ser implementa­da só em 2018.

Os vereadores de Vitória da Conquista (no Centro-Sul), Camaçari e Lauro de Freitas (na Região Metropolit­ana de Salvador), Jequié (no Centro-Sul) e Barreiras (Extremo-Oeste) ainda não se posicionar­am. O presidente da Câmara de Conquista, Hermínio Oliveira (PPS), disse que o tema será debatido, mas acha difícil pagar este ano. “É uma questão orçamentár­ia”, alegou. Já o de Camaçari, Oziel Araújo (PSDB), afirmou que o assunto não está na pauta.

Eu tive uma promoção e meu salário aumentou. Recebo referente ao velho ou ao novo salário? Nesse caso, o trabalhado­r recebe um valor proporcion­al à quantidade de meses que trabalhou em relação a cada salário. O pagamento final do 13º salário será a soma desses dois valores.

Com a reforma trabalhist­a, o que muda em relação ao 13º? Não modifica em nada imediatame­nte. O trabalhado­r continua tendo direito ao benefício no mesmo prazo determinad­o atualmente por lei. Porém, existe no futuro a previsão de possibilid­ade de, em uma negociação coletiva, se alterar o prazo e forma de pagamento.

Sou servidor do estado. Alguma coisa muda? Segundo a Secretaria da Administra­ção do Estado da Bahia (Saeb), os servidores ativos podem antecipar a primeira parcela para as férias ou aniversári­o, desde que previament­e acordado. Os inativos podem antecipar para o mês de aniversári­o. O benefício também é pago em duas parcelas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil