Correio da Bahia

Sem dar mole

- Ivan Dias Marques ivan.marques@redebahia.com.br

Com defesa forte, Brasil bate Venezuela pelas eliminatór­ias

Pouco mais de dois meses depois de as graves consequênc­ias de um forte terremoto terem motivado o adiamento do Mundial Paralímpic­o de Natação, que foi remarcado para acontecer entre os próximos dias 2 e 7 de dezembro, a delegação da seleção brasileira da modalidade embarcou rumo à Cidade do México ontem, no Aeroporto Internacio­nal de Cumbica, em Guarulhos (SP).

A equipe brasileira para a competição conta com 17 nadadores, sendo o principal deles Daniel Dias, dono de 24 medalhas em Jogos Paralímpic­os, sendo 14 delas de ouro. Outros oito medalhista­s da Paralimpía­da de 2016, realizada no Rio de Janeiro, também farão parte do time nacional em solo mexicano.

Remarcado para dezembro, o Mundial Paralímpic­o de Natação estava inicialmen­te previsto para ocorrer entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro. Porém, no último dia 19 de setembro, poucas horas antes do embarque da seleção brasileira para o evento, um terremoto de magnitude 7,1 graus na escala Richter causou centenas de mortes e provocou grandes danos em edifícios e na infraestru­tura da Cidade do México. Por isso, o campeonato foi adiado. Na estreia em casa da seleção brasileira masculina de basquete pela eliminatór­ias para o Mundial de 2019, e também do técnico Alexandar Petrovic no país, o Brasil mostrou boa defesa e dominou o jogo contra a Venezuela, ontem, no Rio. O placar final apontou 72x60.

No primeiro quarto, a seleção não deu chances as venezuelan­os e só permitiu sete pontos dos rivais. Enquanto isso, o ataque, comandado por Anderson Varejão, marcou 19. A segunda parcial mostrou a seleção com a mesma pegada ofensiva e uma defesa ainda boa. O placar no intervalo era de 39x20.

A vantagem relaxou o time que deixou a Venezuela diminuir bastante a vantagem, já que marcou 26 pontos no 3º quarto. A seleção levou a parcial de 58x46 para o período final. Os visitantes cresceram, mas o Brasil voltou a focar em quadra e controlou a situação. Varejão foi o destaque, com 16 pontos e 12 rebotes.

PRÓXIMOS JOGOS

A seleção volta a jogar pelas eliminatór­ias no ano que vem. Em 22 de fevereiro, recebe a Colômbia. Três dias depois, também em casa, joga contra o Chile. Os três melhores de cada um dos quatro grupos vão para a 2ª fase. Lá, os três melhores de cada chave com seis equipes, além do 4º melhor entre as duas chaves, ficam com as sete vagas americanas para o Mundial.

 ??  ??
 ??  ?? Destaque do jogo, Varejão sobe para arremessar pela seleção brasileira
Destaque do jogo, Varejão sobe para arremessar pela seleção brasileira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil