Correio da Bahia

Os cinco herdeiros de Frans Krajcberg

- Ronaldo Jacobina ronaldo.jacobina@redebahia.com.br

Os escolhidos deverão garantir a preservaçã­o da obra do artista

Pelo menos um dos desejos de Frans Krajcberg, falecido no último dia 15 de novembro, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, será realizado. No próximo domingo, às 10h, as cinzas do artista, que foi cremado na capital carioca, serão depositada­s no tronco de uma árvore, escolhida por ele, no sítio Natura, no município de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, onde ele vivia desde 1972.

A cerimônia está sendo organizada por cinco dos antigos colaborado­res do artista, escolhidos por ele, em vida, para fazer valer seus desejos após sua morte: Márcia Barrozo do Amaral, amiga e marchand do artista; Marlene Figueiredo Gonçalves, sua secretária particular; Carlos Roberto Monteiro, policial militar que ajudava a manter a segurança do sítio; Oraldo do Nascimento Costa, primeiro assistente de Krajcberg e Ernani Griffo Ribeiro, seu advogado.

São estes cinco amigos também os escolhidos pelo artista para constar no testamento feito por ele em 2015, seis anos após a doação de todo seu patrimônio ao governo do Estado da Bahia, em 2009. O documento, que tem como testador o próprio advogado Ernani Griffo Ribeiro, segundo ele, foi registrado na Comarca de Nova Viçosa.

DESPESAS

No testamento, Frans Krajcberg delega ao quinteto a missão de comerciali­zar algumas de suas obras com o único e exclusivo fim de custear as despesas hospitalar­es e os gastos com a cremação. A conta do hospital ainda não foi quitada. Segundo o advogado, isso só será possível mais adiante, quando o levantamen­to da dívida for totalmente fechado e o inventário aberto. “Já protocolam­os o testamento para que este seja aberto na presença de um juiz e daí iremos aguardar o andamento do processo judicial”, diz Griffo.

No documento, segundo a secretária do artista, Marlene Figueiredo, os cinco “herdeiros” não terão direito a bens pessoais. Terão sim, a respon-

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil