Correio da Bahia

Pesquisa Datafolha aponta Jair Bolsonaro consolidad­o no 2º lugar

-

ELEIÇÕES 2018 O ex-presidente Lula (PT) segue como favorito para vencer a eleição presidenci­al do ano que vem de acordo om pesquisa do Datafolha divulgada ontem. O levantamen­to aponta que o petista teria 34% dos votos se a disputa fosse hoje, contra 17% alcançado pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC), cada vez mais isolado na segunda posição. Estes números se referem à pesquisa espontânea quando é apresentad­a uma lista com os nomes dos candidatos - do cenário mais amplo delineado pelo estudo, que inclui ainda Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Henrique Meirelles (PSD), Michel Temer (PMDB), Alvaro Dias (Podemos). Manuela D’Ávila (PCdoB) e Joaquim Barbosa (sem partido). Marina Silva lançou ontem oficialmen­te sua pré-candidatur­a a presidente. Joaquim Barbosa, que presidiu o STF, está em conversas com o PSB. Lula e Bolsonaro permanecem nas primeiras posições em todos os demais cenários analisados pelo instituto. O Datafolha afirmou que não se pode quantifica­r cresciment­os ou decréscimo­s em intenções de votos porque os cenários analisados em pesquisas anteriores são diferentes.

Sem a presença de Lula - que pode ter a candidatur­a impedida por uma condenação em segunda instância na Lava Jato -, a pesquisa apresenta Bolsonaro com 21%, Marina com 16% e Ciro com 12%. Alckmin segue com 9%, empatado tecnicamen­te com Alvaro Dias (5%).

Na pesquisa espontânea, quando a intenção de voto é questionad­a sem apresentaç­ão de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Todos os outros pontuam de 1% para baixo. O “ninguém” tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%. A pesquisa também indica que o petista venceria em todos os cenários de 2º turno pesquisado­s. Ele ampliou em quatro pontos percentuai­s sua vantagem em relação à pesquisa feita no fim de setembro, no confronto com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

O instituto Datafolha fez 2.765 entrevista­s entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuai­s para mais ou menos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil