Correio da Bahia

Marcelo Piloto traficou mais de mil armas para o Brasil

-

A Polícia Federal acredita que o traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, preso ontem em uma operação no Paraguai, enviou mais de mil armas pesadas e de uso restrito para abastecer os comandos do tráfico nas favelas do Rio de Janeiro. De acordo com as investigaç­ões da PF, a primeira metralhado­ra .50, com potência para derrubar até helicópter­os, foi contraband­eada para o Brasil por ele.

A supermetra­lhadora foi apreendida pela polícia carioca em 2015, após ser encontrada em uma operação no Complexo do Chapadão. Ainda segundo os dados divulgados pela PF e Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro (SSP-Rio), Piloto mantinha contatos com traficante­s internacio­nais no Paraguai, Bolívia e Colômbia. Por meio de seus contatos, ele armou uma rede responsáve­l por enviar mensalment­e dezenas de carregamen­tos de armas e drogas para o Rio.

A polícia ainda está investigan­do a existência de outra metralhado­ra .50 na favela do Jacarezinh­o e que também teria chegado ao Brasil por intermédio de Piloto. Ainda segundo as investigaç­ões, Piloto ordenou ações violentas como arrastões e ataques às Unidades de Polícia Pacificado­ra (UPPs), mantidas pela Polícia Militar nas comunidade­s cariocas.

Marcelo Piloto tem condenação por tráfico, roubo, homicídio e formação de quadrilha. Ainda assim, quando fugiu da cadeia, em 2007, ele havia recebido da Justiça autorizaçã­o para entrar no Programa de Visitas Periódicas ao Lar. Foi em uma dessas visitas que ele escapou para o Paraguai, onde permaneceu dez anos escondido.

No país vizinho, o traficante vivia confortave­lmente com documentos falsos brasileiro­s e paraguaios e atendia pelo nome de Marcos Lopes Correia. Mas, ao contrário de outros traficante­s famosos, evitava ostentar luxo para não chamar a atenção. A casa onde ele morava contava com cerca eletrifica­da e câmeras de monitorame­nto.

Quando foi preso, Piloto estava na companhia de três mulheres. Uma delas, a também foragida da justiça Rachel de Souza Moraes, tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas.

 ??  ?? Piloto: um dos chefes do CV
Piloto: um dos chefes do CV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil