Correio da Bahia

24h JAC desiste da Bahia e anuncia fábrica em Goiás

-

MUDANÇA DE PLANOS Cinco anos após ter enterrado um carro como “cápsula do tempo” para marcar o início das obras de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, e ter suspendido o projeto anos depois em razão da crise econômica, a JAC Motors anunciou ontem que iniciará a produção de modelos da marca chinesa em Goiás no fim de 2019. O presidente do grupo SHC, Sérgio Habib, representa­nte da JAC no País, informou ao governador goiano, Marconi Perillo, investimen­to de R$ 200 milhões para uma fábrica que terá capacidade para produzir 35 mil veículos ao ano. Serão gerados cerca de 820 empregos diretos e indiretos para a produção de dois utilitário­s esportivos – o T40 e um modelo ainda mantido em sigilo. O local da fábrica não foi divulgado, mas, segundo fontes do mercado, é quase certo que será em Itumbiara, no galpão onde funcionari­a a Suzuki que, também em razão da crise, optou por montar o jipe

Jimny no complexo produtivo da Mitsubishi, em Catalão. O projeto na Bahia, que deveria ser concluído em 2014, era avaliado em R$ 1 bilhão e teria capacidade para 100 mil automóveis e 10 mil caminhões. “Nós jamais deixamos de trabalhar para a instalação de nossa fábrica no Brasil”, disse Habib. “Tanto que uma fração do investimen­to vem sendo aplicada no desenvolvi­mento dos modelos e nossos entendimen­tos com o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), que têm sido frequentes”, afirmou.

A Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) informou que as pendências da JAC com o estado estão sendo tratadas pela Procurador­ia-Geral do Estado. “O governo entende que a empresa, tendo usufruído de benefícios vinculados à implantaçã­o da fábrica na Bahia, deve fazer o ressarcime­nto desses valores, cujo montante está sendo atuali- zado pela área fiscal do Esta- do”, informou em nota.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil