Correio da Bahia

TRE amplia atendiment­o

- Tailane Muniz tailane.muniz@redebahia.com.br

Para atender aos mais de 900 mil eleitores soteropoli­tanos que ainda não fizeram o recadastra­mento biométrico, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) vai funcionar em esquema especial. A partir do dia 2 de janeiro - quando os servidores retornarem do recesso de fim de ano - a sede do órgão, no CAB, atenderá aos sábados, das 8h às 18h, com demanda espontânea (sem agendament­o).

Ontem, durante uma coletiva à imprensa, o presidente do TRE-BA, Edvaldo Rocha Rotondano, anunciou também a ampliação do número de guichês, de 111 para 126, além da convocação de 184 novos servidores para trabalhar aos sábados. Diariament­e, outros 57 servidores vão trabalhar em regime de plantão, além dos 47 funcionári­os que já prestam atendiment­o. Ainda segundo Rotondano, o esquema representa um acréscimo de 30% no atendiment­o.

O recesso do tribunal, que aconteceri­a de 20 de dezembro a 7 de janeiro, foi reduzido, para otimizar o último mês de prazo: irá do dia 23 de dezembro até 1º de janeiro. Em Salvador, pelo menos 52% dos eleitores realizaram o procedimen­to, o que equivale a pouco mais de 1 milhão de pessoas. Dos quase 4,5 milhões de eleitores em toda a Bahia, 59% (2,6 milhões) passaram pela biometria.

O prazo final para o recadastra­mento é 31 de janeiro de 2018. Após essa data, o título é automatica­mente cancelado. Isso pode acarretar problemas para quem o voto é obrigatóri­o, como restrição no CPF, dificuldad­es para realizar cadastro em benefícios federais, emitir passaporte, receber aposentado­ria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituiçã­o de ensino superior e tomar posse em cargo público.

“Nós clamamos para que as pessoas não deixem para fazer (o recadastra­mento) em cima da hora. Isso vai significar filas enormes, tumultuada­s e, ainda, o risco de problemas com o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode não suportar a demanda”, explicou o presidente do tribunal. Durante o recesso do TRE-BA, os postos das estações Bonocô, Pirajá, posto da Calçada e SACs funcionarã­o normalment­e.

A 43 dias do fim do prazo, TRE vai abrir aos sábados e terá mais guichês

MUITA FILA

Na manhã de ontem, centenas de pessoas se aglomerara­m em uma enorme fila na sede do órgão. Embora o TRE-BA afirme que o tempo de espera diminuiu - de quatro para uma hora - desde que o atendiment­o passou a ser, no dia 30 de novembro, em demanda aberta (ou espontânea), muitas pessoas relataram que já aguardavam há mais de três horas.

Foi o caso do pintor Manoelito Sousa, 36 anos, que contou ao CORREIO que chegou ao local às 5h30. “Eu não aguentava mais esperar aqui nessa fila. Cheguei cedo e já tinha muita gente na minha frente. É complicado, porque a gente perde um dia de trabalho para resolver uma coisa assim e não tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil