Correio da Bahia

LOCAIS QUE ATENDEM SEM AGENDAMENT­O NA CAPITAL

-

agilidade”, disse ele, que só foi atendido por volta das 9h30.

No mesmo horário, após quatro horas na fila, o rodoviário Arisvaldo Brito, 54, finalmente conseguiu fazer o recadastra­mento. “Não é nem que a gente deixe para cima da hora, mas porque existiu uma dificuldad­e enorme para fazer agendament­o. Nos locais abertos, sempre muito cheio. Não dava para faltar trabalho todo dia pra vir pra fila”, justificou ele.

Já a pedagoga Hildete Rocha, 47, resolveu deixar a pendência para esta época do ano em função de suas férias. “No meu caso, não tinha para onde correr. Era um processo que demandava vir aqui e passar muito tempo, então, eu optei por esperar as férias escolares. Hoje não tem jeito, é fazer ou fazer”, disse ela, bem-humorada. Às 10h, Hildete, que chegou às 6h30 no CAB, estava atrás de pelo menos 60 pessoas. Filho da pedagoga, o estudante Gabriel Batista, 32, lamentou a espera demorada. “Um saco ficar aqui horas e horas. Não deu mesmo pra vir antes”, completou ele.

A doméstica Risonete Bastos, 51, admitiu que “enrolou” e acabou deixando para ir ao TRE já a poucos dias do final do prazo. “É aquela coisa: a gente sabe que tem que fazer, mas pensa: ‘Ah, vou hoje, vou amanhã, vou hoje, amanhã’ e acaba aqui, nessa fila enorme”, afirmou ela, que foi atendida por volta de 10h, após três horas na fila.

“Há meses, eu venho pedindo às pessoas que não deixem para a última hora. Porque agora elas vão dizer que o serviço é mal prestado, mas tudo isso foi avisado com muita antecedênc­ia”, pontuou o presidente do TRE.

RECESSO

Por conta dos feriados de Natal e Ano-Novo, algumas unidades terão horários especiais. Os postos de Pirajá, Bonocô, Calçada e todas as unidades do SAC vão suspender os atendiment­os apenas nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. Na sede do TRE-BA, na Assembleia Legislativ­a e nas prefeitura­s-bairro, o atendiment­o será interrompi­do entre os dias 23 de dezembro e 1º de janeiro. A Sefaz e o TJ-BA serão as unidades que vão encerrar as atividades mais cedo: entre 20 de dezembro e 7 de janeiro o serviço será suspenso. Posto do Comércio Só até hoje, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-5), das 8h às 17h

Estação Pirajá do Metrô De segunda a sexta, das 7h às 20h, e aos sábados das 7h às 13h Estação Bonocô do Metrô De segunda a sexta, das 7h às 16h

Assembleia Legislativ­a da Bahia De segunda a sexta, das 8h às 18h

Tribunal de Justiça do Estado da Bahia De segunda a sexta, das 8h às 18h Secretaria da Fazenda De segunda a sexta, das 8h às 18h

Sede do TRE-BA De segunda a sexta, das 8h às 18h

Estação Ferroviári­a da Calçada De segunda a sexta, das 7h às 16h A Bahia é o segundo estado no país com mais downloads do aplicativo e-Título, desenvolvi­do pela Justiça Eleitoral, perdendo apenas para São Paulo. Até a última terça (12), menos de 15 dias após o lançamento da ferramenta, foram registrado­s mais de 184 mil downloads nas lojas virtuais, sendo 7.144 por eleitores baianos. Desses, 5.557 eleitores já estão biometriza­dos.

Para acessar o documento digital, o eleitor, já biometriza­do, deverá baixar o aplicativo - que já está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. Após baixar, o eleitor deve inserir o número do seu título eleitoral, nome, nome da mãe e do pai, além da data de nascimento. O e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor. O documento virtual terá a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Contudo, vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastra­mento biométrico.

 ??  ?? Uma multidão enfrentou a fila, na manhã de ontem, na sede do TRE-BA, no CAB; prazo é até 31 de janeiro
Uma multidão enfrentou a fila, na manhã de ontem, na sede do TRE-BA, no CAB; prazo é até 31 de janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil