Correio da Bahia

Novo passo

- Bruno Queiroz bruno.queiroz@redebahia.com.br

Guilherme Bellintani foi eleito no dia 9 de dezembro como novo presidente tricolor e, desde então, tem trabalhado no planejamen­to do Bahia para 2018. Ontem, foi oficialmen­te empossado no cargo como sucessor de Marcelo Sant’Ana e, apesar de ter sido o candidato da situação, efetuou mudanças significat­ivas na equipe de trabalho.

“A equipe (administra­tiva) ainda não está montada. Diria que a gente tem 30% a 40%. A gente não vai anunciar ninguém. São pessoas que já têm um vínculo profission­al comigo de outras experiênci­as”, disse Bellintani.

O único remanescen­te da estrutura diretiva implementa­da por Sant’Ana é Diego Cerri, que por pouco também não deixou o clube. O diretor de futebol recebeu proposta do Santos - inclusive melhor financeira­mente -, mas optou por ficar no Fazendão. Jorge Avancini, ex-diretor de mercado, não teve o contrato renovado. Marcelo Barros, ex-diretor administra­tivo-financeiro, demitiu-se alegando uma questão pessoal. Irá fazer doutorado fora do país.

A ideia do novo presidente é reformular o organogram­a do Bahia. Ao invés de diretores, cada departamen­to ou eixo, como prefere chamar, terá gerentes, e todos eles responderã­o diretament­e ao mandatário. O único setor com a figura de um diretor será o futebol.

“Dividimos o clube em sete eixos. Os três primeiros seriam os departamen­tos financeiro, jurídico e operações. Este último engloba operação nos jogos, Fazendão, etc. Estão mais ligadas à cabeça gerencial administra­tivo-financeiro clássica. Outros dois núcleos são marketing e gerência de inovação. Tem a parte do marketing tradiciona­l, que eu chamo de analógico, e a parte mais voltada para a inovação, que eu chamo de negócio digital. E mais dois ligados ao futebol, que são base e futebol profission­al”, explicou Bellintani em entrevista ao CORREIO, um dia após ser eleito.

CALENDÁRIO

A reapresent­ação do elenco está marcada para o dia 3 de janeiro. O primeiro jogo oficial é dia 18, contra o Botafogo-PB, na estreia da Copa do Nordeste, em Salvador.

O Bahia terá cinco competiçõe­s para disputar em 2018. No primeiro semestre, além do Nordestão, haverá Campeonato Baiano e Copa Sul-Americana. No segundo, o tricolor terá Copa do Brasil, onde já entra na fase das oitavas de final (por ser o atual campeão da Copa do Nordeste), e Série A.

Guilherme Bellintani toma posse como presidente tricolor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil