Correio da Bahia

Vendas no Natal têm aumento após três anos de queda

-

VAREJO As vendas a prazo na semana anterior ao Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, aumentaram 4,72% na comparação com as de 2016. Trata-se do primeiro ano de cresciment­o após três anos consecutiv­os de retração. Os dados, divulgados ontem, são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederaç­ão Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os resultados de vendas a prazo no Natal nos anos anteriores foram: -1,46% (2016),

-15,84% (2015) e -0,7%

(2014). Neste ano, com exceção do Natal e do Dia das Crianças (cresciment­o de 3%), nas demais datas festivas, as vendas não tiveram resultados animadores: Páscoa (+0,93%), Dia das Mães (-5,50%), Dia dos Namorados (-9,61%) e Dia dos Pais (-2,18%). “O acesso ao crédito mais difícil e os juros elevados ainda limitam o poder de compra dos brasileiro­s, mas, com a economia dando sinais de retomada, os consumidor­es foram às compras de forma menos tímida que nos últimos anos e também nas outras datas comemorati­vas de 2017”, disse o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro. Segundo Pellizzaro, porém, embora o cresciment­o deste ano pareça forte, ainda está longe dos resultados dos anos anteriores à crise.

Um outro indicador, o Serasa Experian, também apontou melhora nas vendas do Natal deste ano. Segundo revelou o Serasa Experian, as vendas subiram 5,6% durante a semana de 18 a 24 de dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior. No final de semana do Natal (22 a 24 de dezembro), houve aumento de 0,8% em todo o país na comparação com o final de semana equivalent­e ao do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2016). Na avaliação dos economista­s da Serasa Experian, a recuperaçã­o da renda real dos consumidor­es, a melhora dos níveis de confiança e a retomada da expansão do crédito com a queda dos juros estimulara­m as vendas do Natal de 2017.

Para os shoppings centers também foi um Natal a ser comemorado. As vendas cresceram 6% na comparação com o período do ano anterior, segundo levantamen­to da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) divulgado ontem. O faturament­o estimado, que levou em conta o mês de dezembro, foi de R$ 51,2 bilhões. De acordo com Nabil Sahyoun, presidente da Alshop, a alta de 6% significa inversão da curva de queda, já que, nos últimos dois natais, o setor havia apresentad­o retração. “A gente pode festejar”, disse Sahyoun. No ano passado, houve queda de 3% no Natal. Em 2015, a redução foi de 2%. “São boas perspectiv­as com todas as reformas, a taxa de desemprego caindo, as contas inativas do FGTS, o saque do PIS/Pasep e a taxa Selic em 7%”, avaliou Sahyoun.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil