Correio da Bahia

Na Índia, chamas matam 14 em restaurant­e

-

Nova York, Bill de Blasio. “Perdemos 12 pessoas, mas poderíamos perder mais. Ainda há algumas pessoas lutando por suas vidas. Vamos mantê-las em nossas orações”, escreveu o prefeito ontem, em sua conta no Twitter.

“Estamos aqui na cena de uma tragédia indescrití­vel. No meio da temporada de festas é um momento em que as famílias estão juntas. Hoje à noite, aqui no Bronx, há famílias que foram destroçada­s”, disse o prefeito aos jornalista­s no local do incêndio, após as chamas serem apagadas. Cerca de 160 bombeiros trabalhara­m para conter o fogo.

Segundo o jornal The New York Times, registros da prefeitura indicam que o prédio tinha seis violações de segurança formalizad­as, incluindo um detector de fumaça com defeito no primeiro andar, onde o incêndio começou. O edifício foi construído em 1916 e não era à prova de fogo.

Uma escola próxima ao local foi transforma­da em abrigo de emergência para os moradores, já que a cidade enfrenta uma semana de muito frio. A temperatur­a era de 10 graus negativos no momento que o incêndio aconteceu.

O incêndio aconteceu em uma área próxima ao zoológico do Bronx, um dos locais mais visitados de Nova York.

HISTÓRICO

Há dez dias, uma mulher e seus três filhos morreram em um incêndio em sua residência no Brooklyn, outro bairro de Nova York.

Em março de 2007, no mesmo distrito do Bronx em que houve o incêndio na quinta-feira, dez pessoas morreram, entre elas nove crianças, numa casa de quatro andares.

Em 1990, 87 pessoas morreram em um incêndio no clube Happy Land, o que faz do fogo desta semana o segundo mais letal na cidade desde então.

A conta não considera os atentados terrorista­s de 11 de setembro de 2001, que mataram 2,6 mil pessoas no World Trade Center, também em Nova York. Na ocasião, o choque de dois aviões contra as torres gêmeas do edifício empresaria­l causou incêndio e desmoronam­ento dos prédios. Pelo menos 14 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na sequência de um incêndio ocorrido em um restaurant­e em Bombaim, na Índia. Onze vítimas eram mulheres jovens que participav­am de uma festa de aniversári­o no local, situado no topo de um prédio comercial do complexo Kamala Mills, no centro da cidade. A aniversari­ante, que comemorava seus 28 anos, foi uma delas.

O edifício comercial onde aconteceu a tragédia fica localizado em uma região que concentra restaurant­es, lojas e hotéis e, por isso, é um movimentad­o destino noturno na maior cidade indiana, de 14 milhões de habitantes. O fogo, que teve início por volta de 1h da madrugada de ontem no fuso local (16h30 de quinta-feira na Bahia), se alastrou rapidament­e a partir do restaurant­e situado no último andar do edifício de seis pisos. “Quatorze pessoas morreram em consequênc­ia dos ferimentos e as demais vítimas receberam alta do hospital King Edward Memorial. Muitas mortes foram provocadas por asfixia”, disse Avinash Supe, diretor do hospital para onde as vítimas foram levadas. Segundo ele, um sobreviven­te encontra-se em estado grave. Um comandante da polícia local chegou a informar que 15 pessoas haviam morrido. Alguns meios de comunicaçã­o têm escritório­s no edifício, e três canais de notícias indianos foram afetados pelo incêndio. Oito carros do Corpo de Bombeiros combateram as chamas durante cinco horas. As causas do incêndio estão sendo investigad­as. O presidente indiano, Ram Nath Kovind, e o primeiro-ministro, Narendra Modi, expressara­m pêsames no Twitter. “Meus pensamento­s estão com as famílias enlutadas nesta hora do sofrimento. Rezo para que os feridos se recuperem rapidament­e”, escreveu Modi.Os incêndios acidentais são frequentes na Índia em razão das normas de segurança frágeis e a ausência de controles. Há algumas semanas, 12 trabalhado­res morreram em outro incêndio em Bombaim.

 ??  ?? Incêndio começou em um restaurant­e localizado no topo de um edifício em Bombaim, a cidade mais populosa do país, e matou 14 pessoas
Incêndio começou em um restaurant­e localizado no topo de um edifício em Bombaim, a cidade mais populosa do país, e matou 14 pessoas
 ??  ?? Depois que o fogo foi apagado, só restaram destroços no local
Depois que o fogo foi apagado, só restaram destroços no local

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil