Correio da Bahia

Esperança e estratégia para 2018

-

No dia primeiro de janeiro de 2017, publicamos um artigo com as expectativ­as para o ano sobre a economia. É um grande desafio para qualquer analista que tenha o mínimo de responsabi­lidade fazer previsões e divulgá-las em um jornal de grande circulação, tendo em vista que esta opinião pode influencia­r decisões pessoais e negócios.

Apesar de saber disso, estudei bastante e compartilh­ei tudo que acreditava que viveríamos este ano. Acertei todas as previsões e comemorei com moderação porque até mesmo um relógio parado acerta a hora duas vezes por dia. O que restou agora foi uma enorme responsabi­lidade de estar aqui, novamente, diante de um novo cenário, imaginando os caminhos deste ano de 2018 para o Brasil.

Quando comecei a pensar sobre o nosso futuro, lembrei-me que dias atrás mediei um painel com a escritora Martha Medeiros e adorei a conversa. Isso porque ela fez a distinção entre chatice e tragédia. Sim, a vida é cheia de chatices: fila de banco, lavar louça, engarrafam­ento.

Por outro lado, normalment­e, a vida nos reserva apenas algumas tragédias. Tragédia é a morte de um ente querido, o fim de um relacionam­ento, uma doença grave. Quando um fato negativo reconfigur­a nossa vida, podemos chamar de tragédia. Estes dois conceitos são fundamenta­is para entender o futuro do Brasil em 2018.

Na economia brasileira, poderemos viver algumas chatices no próximo ano, mas nada indica que teremos alguma tragédia, ao contrário do que vivemos em 2015 e 2016, com alto nível de desemprego. Este par de anos foi uma tragédia, principalm­ente para os brasileiro­s que perderam seus empregos e, consequent­emente, a forma de garantir sua renda e o sustento das suas famílias.

O que temos então para 2018? Para começar, o índice de confiança de diversos setores como indústria e construção civil vem crescendo e os juros estão na metade da taxa de um ano atrás, criando um ambiente propício para retomada de investimen­tos produtivos e, com isso, geração de novas vagas no mercado de trabalho.

Com a inflação sob controle e a indústria nacional operando com capacidade ociosa em função da retração dos últimos anos, uma pressão de alta de preços por conta de um reaquecime­nto da economia está praticamen­te descartada. Ainda corremos o risco de inflação por conta dos altos gastos do governo, causado por diversos fatores como a ineficiênc­ia de gestão, gastos com a classe política e necessidad­e da reforma da previdênci­a. Porém, mesmo que o governo não faça nada nestas áreas em 2018, teremos uma eleição e o novo governo eleito terá que fazer reformas logo no início do mandato.

Diante de um ambiente de inflação sob controle, juros baixos e retomada da confiança de investidor­es e consumidor­es, teremos no Brasil um ano de aqueciment­o da economia e retomada forte das contrataçõ­es. Serão muitas oportunida­des para brasileiro­s que estão ansiosos para voltar ou começar a trabalhar, produzir e gerar riqueza com seu próprio esforço. Homens e mulheres que querem ter o direito de sonhar com dias melhores e em prosperar na vida. Será que fecharemos 2018 com mais de 1 milhão de novas vagas na economia? Eu não descartari­a este número ou algo próximo, apesar de sempre desconfiar do meu otimismo.

Mas é preciso ressaltar que teremos que enfrentar algumas chatices neste novo ano do Brasil, da mesma forma que acontece na nossa vida cotidiana. O cuidado que precisamos ter é de não fazer como algumas pessoas que transforma­m chatices em tragédias. Normalment­e essas pessoas viajam para lugares lindos, mas ficam falando do voo que atrasou.

Para aproveitar 2018 e fazer dele o ano de sua vida fuja das chatices e do hábito que alguns desenvolve­ram de reclamar delas. Depende de nós lidarmos com as chatices com leveza e sermos proativos para evitarmos algumas tragédias anunciadas.

Participe e faça acontecer seguindo algumas dicas: a) desenvolva seus talentos profission­ais e seja alguém mais preparado para aproveitar as oportunida­des que virão; b) aproveite a sua vida passando mais tempo com sua família e amigos; c) participe da discussão política da próxima eleição e vote com consciênci­a.

É preciso ter esperança em 2018, mas também é preciso ter uma estratégia e agir. Sem ação, melhor nem perder tempo tendo esperança. Votos que você faça de 2018 o seu verdadeiro feliz Ano Novo!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil