Correio da Bahia

Especialis­tas sugerem outras aplicações

-

A previdênci­a privada pode ser uma boa opção para quem quer investir a longo prazo na aposentado­ria. Mas, salientam educadores financeiro­s e economista­s, há outras formas de investimen­to mais rentáveis que merecem atenção. É o caso da aplicação no Tesouro Direto, segundo o economista e professor da Faculdade Hélio Rocha, Edval Landulfo.

A aplicação nos títulos do Tesouro, diz, tem possibilid­ade de rendimento­s maiores que a da previdênci­a privada e funciona por meio da negociação de títulos públicos a pessoas físicas na internet, sem necessidad­e de intermedia­dores.

“Os bancos somente guardam esse títulos, mas não ficam com porcentual nenhum do valor aplicado. Alguns podem até cobrar, mas existe opções mais desconheci­das de instituiçõ­es que não tributam”, explica.

Já para Jonatha Souza, a variabilid­ade da economia brasileira pode ser um pano de fundo benéfico para investir em renda variável (Bolsa de Valores).

“O setor avança após oscilações. E, se você investe na bolsa, o que mais se pretende é que existam oscilações. Também temos perspectiv­as de cresciment­o boas para 2018 [a expectativ­a do Banco Central é de que o país avance 0,8% em 2018]”.

Em comum, ambos aconselham uma matriz de investimen­to diversific­ada, que não se paute exclusivam­ente em um único investimen­to.

Assim, o investidor pode colher frutos que não sejam tão danificado­s por variáveis externas. Os especialis­tas também salientam que é preciso conhecer as próprias expectativ­as para o futuro no momento de fazer as escolhas financeira­s que podem definir uma boa aposentado­ria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil