Correio da Bahia

Deu África

- Redacao@correio24h­oras.com.br

O tabu brasileiro na Corrida de São Silvestre se prolonga por mais um ano. Desde 2010 sem ganhar a prova, o país viu dois africanos dominarem a competição, que chegou ontem pela manhã à 93ª edição nas ruas de São Paulo.

O etíope Dawit Admasu venceu a disputa masculina e a queniana Flomena Cheyech ganhou a feminina. Não bastasse estender o jejum que dura desde 2010, ontem o Brasil fez sua participaç­ão do século. A melhor brasileira na disputa foi Joziane Cardoso, que ficou na décima colocação. Ederson Vilela foi 11º entre os homens.

Ademais, esta foi a primeira vez desde 2011 que a São Silvestre não teve sequer um atleta do país no pódio.

Na elite masculina, o grupo se manteve unido até que o queniano Edwin Kipsang Rotich foi calçado pelo brasileiro Wellington Bezerra e caiu. Mas ele não se desestabil­izou e pouco depois assumiu a liderança da prova, com Dawit Admasu e Paul Lonyangata na cola.

Admasu pouco depois assumiu a liderança e manteve passadas firmes para abrir uma vantagem confortáve­l. E conseguiu manter a dianteira e cruzar a linha de chegada em primeiro com o tempo de 44min17s, seguido por seu compatriot­a Belay Bezabh e pelo queniano Edwin Rotich. O brasileiro Ederson Vilela completou em 46min59s.

No feminino, o pelotão esteve agrupado, mas aos poucos a queniana Filomena Cheyech se desgarrou e, no oitavo dos 15 quilômetro­s, se distanciou das adversária­s. E aos poucos ampliou a diferença até que suas rivais não aparecesse­m mais ao fundo. Ao final, venceu com o tempo de 50min18s, à frente das etíopes Sintayehu Kailemicha­el e Birhane Adugna. Joziane Cardoso fez em 54min07s.

Entre os cadeirante­s, Leonardo Melo venceu no masculino, seguido por Carlos Pierre e Heitor Mariano. No feminino, Vanessa Cristina desbancou a favorita Aline Rocha.

 ??  ?? Queniana Flomena Cheyech vence prova feminina
Queniana Flomena Cheyech vence prova feminina
 ??  ?? Etíope Dawit Admasu, o mais rápido da corrida
Etíope Dawit Admasu, o mais rápido da corrida
 ??  ?? Criativida­de não falta na disputa
Criativida­de não falta na disputa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil