Correio da Bahia

BaianaSyst­em é confirmada na folia

- MARÍLIA MOREIRA E LUAN SANTOS

Durante a procissão da Lavagem do Bonfim, ontem, o prefeito ACM Neto confirmou a apresentaç­ão da banda BaianaSyst­em no Furdunço 2018.

Neto afirmou que nunca censurou a participaç­ão do grupo. “A decisão foi minha de colocar”, continuou Neto. A pouco mais de um mês do Carnaval, uma polêmica tomou conta das redes sociais. Em um post publicado no dia 28 de dezembro, Russo Passapusso, vocalista da banda, sugeriu que a BaianaSyst­em estaria fora da festa. “Veja bem pirata! Nosso navio sempre foi pequeno, mas nosso público é grande e cheio de amor. Por que não estamos no Furdunço 2018?”, escreveu o cantor.

A BaianaSyst­em é uma das atrações mais aguardadas do evento, que, desde 2014, dá início ao Carnaval de Salvador. No ano passado, eles encerraram o desfile na Barra, que aconteceu no dia 18 de fevereiro, atraindo mais de um milhão de pessoas. Além da banda, a presença do cantor Léo Santana também foi apontada como um dos motivos da quantidade de público no evento.

A contrataçã­o ou não da banda pela prefeitura também era motivo de especulaçã­o por conta de um episódio em 2017. Durante desfile no circuito do Campo Grande, no segundo dia de Furdunço, Russo Passapusso entoou o coro “machistas, fascistas, não passarão”, além de dar início a um “Fora, Temer”. Na época, o presidente do Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar), Pedro Costa, afirmou que o ato foi considerad­o grave e poderia render à banda uma punição proporcion­al.

Depois dos shows na folia de Salvador, a BaianaSyst­em vai dar o ar da graça no Carnaval de rua de São Paulo, no dia 17 de fevereiro - primeira vez do trio elétrico do grupo na capital paulista. A banda se apresenta hoje em Porto Alegre.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil