Correio da Bahia

Dia de cair no mar

- THAIS BORGES

As águas do Porto da Barra podem estar entre as preferidas dos soteropoli­tanos, mas quando se trata de tartarugas marinhas, não é lá o destino preferido delas para fazer a desova de seus ovinhos. Por aqui, as tartarugas preferem as bandas de Busca Vida, em Camaçari, e da Praia do Forte, em Mata de São João, na Região Metropolit­ana de Salvador (RMS).

Por isso, quem esteve no Porto da Barra ontem teve uma agradável surpresa: pôde acompanhar a soltura de 30 filhotes acompanhad­os pelo Projeto Tamar. Ao lado de uma representa­nte das tartarugas do tipo “oliva”, 29 tartarugas cabeçudas caminharam até o mar, diante de uma plateia cheia de expectativ­a.

De acordo com a bióloga do Tamar em Arembepe Nathália Berchieri, as tartarugas nasceram anteontem, na praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas. De cada ninho, nascem cerca de 120 tartarugas. No entanto, algumas não conseguem andar em direção ao mar. São essas que são acompanhad­as pelo projeto.

“Fazemos a soltura dos filhotes retidos, que não sairiam naturalmen­te do ninho”, explica. A Bahia acolhe, todos os anos, cerca de 10 mil ninhos de tartarugas marinhas – chegando a responder por um terço das desovas em todo o Brasil.

“No Farol da Barra, não fazemos solturas. É uma coisa praticamen­te inédita”, diz ela, embora as águas da praia sejam tranquilas para a descida dos bebês.

O percurso feito na soltura fica na memória e pode ser que, daqui a 20 anos, quando chegarem à vida adulta, alguma dessas tartarugui­nhas volte ao Porto da Barra para deixar seus filhotes. O problema é que as estatístic­as vão contra elas. “De mil filhotes que nascem, só um chega à vida adulta. Hoje em dia, o que mais mata esses animais é a pesca. Em segundo lugar, o lixo”, diz a bióloga.

A ação do projeto Tamar, na verdade, foi uma parceria do projeto Praia Boa é Praia Limpa, que tem sido promovido pela Limpurb desde dezembro, nas principais praias de Salvador. Além do Tamar, participar­am mergulhado­res da Fundo Limpo, programa da Escola de Mergulho Galeão Sacramento, que retiraram resíduos de lixo do fundo mar.

De acordo com o presidente da Limpurb, Kaio Moraes, a praia do Porto da Barra, junto com Piatã, é uma das que têm maior volume de resíduos.

Caretta caretta É o nome científico da Tartaruga Cabeçuda: 29 filhotes dela foram soltos ontem. Ameaçada de extinção, ela pode chegar a 140 quilos e medir 1,36 m.

Lepidochel­ys olivacea Éa chamada Tartaruga Oliva, ameaçada de extinção. Um filhote foi solto ontem. Ela pode chegar a 42 quilos e 72 cm.

Lixo Somente 0,05 grama de lixo já é suficiente para matar uma tartaruga.

Cem pessoas participar­am ontem da mobilizaçã­o.

 ??  ?? Ontem, 30 filhotes de tartarugas foram ao mar
Ontem, 30 filhotes de tartarugas foram ao mar
 ??  ?? Quem esteve ontem de manhã no Porto da Barra foi surpreendi­do com a soltura das tartarugas marinhas
Quem esteve ontem de manhã no Porto da Barra foi surpreendi­do com a soltura das tartarugas marinhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil