Correio da Bahia

A volta do sérvio

-

O 46º Campeonato Brasileiro da classe Optimist, que está sendo disputado no Yacht Clube da Bahia, se aproxima do fim. Hoje é o penúltimo dia de regata da categoria que é a iniciação para os velejadore­s, em uma disputa com crianças e adolescent­es de 7 a 15 anos, cuja final é amanhã, às 13h. Os adultos entram em cena a partir de terça-feira, quando começa o Brasileiro da classe Laser, a mais popular do mundo e na qual o Brasil tem duas medalhas de ouro olímpicas, conquistad­as por Robert Scheidt em 1996 e 2004. Todos os olhos estarão voltados para Novak Djokovic neste Aberto da Austrália, cuja fase principal começa hoje e vai até o dia 24. Afastado do circuito profission­al desde julho, o sérvio se recuperou de uma lesão no cotovelo direito e voltará a jogar uma partida oficial direto no primeiro Grand Slam do ano.

Ainda é um dos favoritos, porém abaixo do suíço Roger Federer, atual campeão. Os dois, por sinal, estão no mesmo lado da chave e podem se enfrentar na semifinal.

Número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal chega com a desconfian­ça em razão dos recentes problemas físicos que o levaram a desistir de torneios na pré-temporada. O britânico Andy Murray e o japonês Kei Nishikori desfalques, lesionados.

A primeira rodada começa às 21h (da Bahia), com Jelena Ostapenko x Francesca Schiavone na chave feminina. Nadal é a primeira grande estrela a jogar, amanhã, às 5h, contra o dominicano Victor Estrella. Djokovic e Federer também estreiam amanhã, a partir das 21h.

Entre as mulheres, a expectativ­a recai sobre a romena Simona Halep, número 1 do mundo, a dinamarque­sa Caroline Wozniacki, a alemã Angelique Kerber e a ucraniana Elina Svitolina.

são Embalado pelo troféu conquistad­o no ATP de Sydney, na sexta-feira passada, Marcelo Melo é a principal aposta do Brasil no primeiro Grand Slam do ano. Ele e seu parceiro, o polonês Lukasz Kubot, lideram o ranking de duplas. Foram campeões em Wimbledon e vice no ATP Finals, em 2017, e já começaram a temporada com título em solo australian­o.

Outro candidato brasileiro a título é Bruno Soares. Ele foi campeão na Austrália em 2016, ao lado do parceiro britânico Jamie Murray. No ano passado, a dupla foi eliminada na estreia. O brasileiro é o número 10 do mundo.

Na chave de simples, o Brasil terá apenas dois representa­ntes: Rogério Dutra Silva e Beatriz Haddad Maia. As pretensões são bem diferentes em relação às duplas.

O tenista de 33 anos, atual 100º do ranking, disputará a chave principal pela segunda vez. Estreia amanhã, às 4h45, contra Nick Kyrgios. Bia Haddad, 21 anos, fará a sua estreia como profission­al neste Grand Slam e terá como adversária Lizette Cabrera, amanhã às 21h. Ambos são australian­os.

Thiago Monteiro e João Souza, o Feijão, caíram ainda no qualifying. E Thomaz Bellucci cumpre suspensão por doping.

 ??  ?? Sem jogar desde julho, o sérvio Novak Djokovic volta ao circuito no Aberto da Austrália; ele estreia terça
Sem jogar desde julho, o sérvio Novak Djokovic volta ao circuito no Aberto da Austrália; ele estreia terça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil