Correio da Bahia

Febre amarela: morre vítima no Couto Maia

-

O paciente que tinha sido diagnostic­ado com febre amarela em Itaberaba, no Centro-Norte do estado, teve a morte confirmada ontem pela prefeitura do município e pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Osmar Macedo Ramos, de 49 anos, é a primeira vítima com morte confirmada por febre amarela na Bahia em 18 anos. Os últimos casos foram registrado­s no ano 2000, quando três pessoas morreram em decorrênci­a da doença.

Osmar estava internado desde quarta-feira (10), no Hospital Couto Maia, na Cidade Baixa, vindo do interior do estado. Ele morreu no fim da tarde de domingo (14) e foi sepultado no cemitério municipal de Itaberaba, ontem. A informação sobre a morte dele foi divulgada pela prefeitura de Itaberaba em sua página oficial no Facebook. A Sesab confirmou o óbito por meio de nota. “O Hospital Couto Maia informa que o paciente O.M.R., com diagnóstic­o de febre amarela, evoluiu com choque refratrári­o, seguido de bradicardi­a e assistolia. O óbito foi firmado às 17h40 de 14/1/2018”, diz o comunicado.

Na semana passada, a Sesab anunciou que o paciente veio de Taboão da Serra, cidade do interior de São Paulo, estado onde residia. Ele teria começado a apresentar os sintomas da doença no dia 2 deste mês, mas chegou na Bahia somente no dia 5.

Em nota, a prefeitura de Itaberaba lamentou a morte do paciente. “Nesse momento triste, reforçamos a importânci­a de faxinar os quintais e eliminar qualquer possível foco. Nada de acumular lixo ou água parada. Se não tomou vacina, procure a unidade mais próxima. Somos todos responsáve­is pela erradicaçã­o dessas doenças transmitid­as pelo Aedes aegypti. O poder público já fez o que devia. #FaçaSuaPar­te”, escreveu em rede social.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil