Correio da Bahia

Folia do Paraguai FIM DE SEMANA DE FESTA

-

Pelo menos 30 pessoas morreram após um grupo de cinco homens armados e vestidos com coletes explosivos invadir o Hotel Interconti­nental de Cabul, no Afeganistã­o, atirando em hóspedes e funcionári­os e ateando fogo no prédio. O Interconti­nental é um dos mais luxuosos hotéis do país e hospeda estrangeir­os e autoridade­s afegãs.

O ataque, que começou na noite de sábado, foi assumido pelo grupo político Talibã. Ontem, autoridade­s do país informaram que 14 estrangeir­os estão entre os mortos do ataque, que terminou neste domingo, após 12 horas de enfrentame­nto. Os invasores foram mortos por forças de segurança. Mais de 150 pessoas foram

Uma corte iraquiana sentenciou à morte uma mulher alemã de origem marroquina por associação com o Estado Islâmico (EI). A mulher de nacionalid­ade alemã foi capturada pelas forças iraquianas durante a batalha por Mosul no ano passado.

Ela é a primeira estrangeir­a a receber a sentença de morte no Iraque por ter se juntado ao grupo militante. A alemã pode apelar da sentença, disse Abdul-Sattar al-Birqdar, porta-voz do Supremo Conselho Judicial em Bagdá.

“Ela confessou que viajou com as duas filhas da Alemanha para a Síria e depois se juntou ao Daesh, no Iraque”, disse Birqdar, referindo-se ao nome árabe do EI. resgatadas do hotel; seis delas estavam feridas.

“Confirmamo­s que, no ataque, 18 pessoas morreram, 14 delas estrangeir­as e quatro afegãos”, disse o porta-voz do Ministério de Interior, Nasrat Rahimi. Ele acrescento­u que as vítimas eram de países como Ucrânia, Grécia, Quirguistã­o e Venezuela, e que outros três estrangeir­os ainda não foram identifica­dos. Rahimi disse que 11 mortos são funcionári­os da companhia aérea afegã Kam Air. Uma fonte da companhia aérea disse que a empresa confirmou até agora a morte de dez funcionári­os estrangeir­os, oito ucranianos e dois venezuelan­os.

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, declarou que os insurgente­s planejavam atacar o hotel na quinta-feira à noite, mas adiaram a ação pois um casamento era celebrado no hotel e o grupo queria evitar mortes de civis. Construído numa colina isolada, o hotel tem forte esquema de segurança. Segundo o Ministério do Interior, uma firma privada assumiu a segurança do estabeleci­mento há três semanas. Autoridade­s estão investigan­do como o grupo conseguiu invadir o edifício. Um hóspede escondido em um quarto disse à Agência AFP que conseguiu ouvir disparos dentro do hotel, construído nos anos 1960 e onde se hospedavam dezenas de pessoas que participar­iam no domingo de uma conferênci­a sobre tecnologia.

A Amazon abre hoje a primeira loja de conveniênc­ias sem caixa registrado­ra, após mais de um ano de testes - avançando em um experiment­o que pode alterar a dinâmica do varejo físico. A unidade havia sido aberta para testes em dezembro de 2016.

A loja sediada em Seattle (EUA) conhecida como Amazon Go, confia em câmeras e sensores para acompanhar o que os clientes retiram das prateleira­s e o que devolvem.

As caixas registrado­ras e filas de pagamento se tornam supérfluas – os clientes são cobrados após deixarem a loja usando o cartão de crédito registrado.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil