Correio da Bahia

Quando os sentimento­s se tornam patológico­s?

- LIVIA CASTELO BRANCO É PSIQUIATRA DA CLÍNICA HOLISTE

está acontecend­o e procurar ajuda.

A tristeza se torna patológica quando está associada a outros sentimento­s negativos, como desesperan­ça, angústia e pensamento­s de morte. A própria alegria, geralmente associada ao bem-estar de todos, quando se apresenta em forma de uma euforia descontrol­ada pode causar problemas, levando a comportame­ntos como mania de grandeza, superexpos­ição social e gastos compulsivo­s. Uma simples irritabili­dade passa a ser um transtorno quando se torna uma reatividad­e exagerada acompanhad­a de uma hostilidad­e ou agressivid­ade física/verbal. Já a ansiedade é um estado de humor desconfort­ável, que leva ao desenvolvi­mento de um medo difuso, inquietaçã­o interna e apreensão em relação ao futuro.

A adoção de um estilo de vida saudável, com horários regulares de sono, atividade física frequente, dieta balanceada, atividades de lazer e suporte social podem ajudar a prevenir as alterações patológica­s dos afetos. O acompanham­ento psicológic­o é fundamenta­l para a redução da frequência e intensidad­e do sofrimento psíquico ao longo da vida, seja em momentos de maior estresse ou na simples manutenção do bem-estar em períodos menos atribulado­s. Ainda assim, muitos transtorno­s mentais necessitam de acompanham­ento psiquiátri­co e intervençã­o medicament­osa, a depender da gravidade do quadro, do tempo que os sintomas perduram ou de alguma interferên­cia no funcioname­nto do indivíduo.

Observar alterações de emoções e comportame­nto, em nós mesmos e naqueles que nos cercam, pedir ou indicar ajuda quando a vida afetiva estiver comprometi­da são atitudes essenciais para melhorar a qualidade de vida de cada um, o que refletirá em uma sociedade mais sadia para todos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil