Correio da Bahia

#partiudoca­rnaval

- BRUNO WENDEL E CAROL AQUINO

Bloco, camarote, na pipoca ou pela televisão? Que nada. Os avessos ao Carnaval intensific­aram ontem o movimento de saída da cidade. Um dos destinos mais procurados foi a Ilha de Itaparica, opção da cuidadora de idosos Ana Paula do Rosário dos Santos, 34, que, junto com o filho e a mãe, aguardava na fila de pedestres do ferry-boat. Moradora de Plataforma, no Subúrbio Ferroviári­o, Ana Paula disparou: “Deus me livre (de Carnaval). Aquela agonia toda, aquela agitação toda no meu juízo? Tô fora”. Nas mãos, ela segurava um ventilador, um travesseir­o e uma sacola. E garantiu que o maridão, assim que sair do trabalho, vai encontrá-la em Barra do Pote, onde a família ficará reunida até a Quarta de Cinzas.

Durante a tarde de ontem, a fila para o embarque de carros chegou a durar duas horas. A Internacio­nal Travessias, administra­dora do Sistema Ferry-Boat, informou que estão em operação os navios Zumbi dos Palmares, Anna Nery, Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Pinheiro e Juracy Magalhães Jr., com saídas a cada 30 minutos. Ontem, devido ao forte movimento, também entrou em operação o Rio Paraguaçu.

Pedestres, como Ana Paula, não sofreram com filas. Mas a aposentada Zenilda Reis, 69, e sua neta, Luana, 9, tiveram que usar leques de papel para espantar o calor dentro do carro. “O calor faz parte. A gente fica se abanando, mas vale a pena quando chega lá do outro lado. Lá a gente junta parentes e amigos e fazemos o nosso Carnaval”, disse Zenilda.

Ao volante, a pedagoga Sara Reis, 42, complement­ou: “A Ilha é muito melhor (que o Carnaval de Salvador). Lá dá para descansar da rotina, que é bastante intensa. Agito, já basta o dia a dia”, argumentou.

Quem também preferiu fugir do agito foi o funileiro Adelson Farias, 42. Ele aguardava a hora do embarque fora do carro, tomando uma cervejinha. “O que a gente busca é passar o Carnaval na tranquilid­ade. Não gosto de multidões. Sempre tem confusão”, declarou

As praias do Litoral Norte também têm aumento de procura nesta época. De acordo com a Concession­ária Litoral Norte, cerca de 260 mil veículos são esperados para passar pela BA-099 até o dia 15 de fevereiro. A concession­ária estima que ontem passaram pelo pedágio cerca de 35 mil veículos. Número que deve subir para 40 mil no retorno do feriadão, na quarta-feira.

 ??  ?? A Ilha de Itaparica é um dos destinos mais procurados. Ontem, fila no ferry chegou a duas horas
A Ilha de Itaparica é um dos destinos mais procurados. Ontem, fila no ferry chegou a duas horas
 ??  ?? Zenilda e a neta improvisar­am leques de papel para enfrentar o calor dentro do carro
Zenilda e a neta improvisar­am leques de papel para enfrentar o calor dentro do carro
 ??  ?? Para a cuidadora de idosos Ana Paula, o Carnaval é uma agonia a ser evitada: ‘Tô fora’
Para a cuidadora de idosos Ana Paula, o Carnaval é uma agonia a ser evitada: ‘Tô fora’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil