Correio da Bahia

Ala dos milagres

- CAROL AQUINO

Do alto da Basílica do Bonfim é possível ter uma vista privilegia­da para a cidade do Salvador. Da torre da igreja, dá para ver a praia da Penha e as demais da Baía de Todos os Santos. De outro ângulo, o Subúrbio Ferroviári­o; de outro, a torre com os sinos da basílica. É como se o Senhor do Bonfim abençoasse e vigiasse toda a capital baiana.

A torre da basílica é mais um dos tesouros escondidos na Colina Sagrada e estará disponível para visitação a partir de hoje. O espaço será uma das atrações do Museu Rubens Freire de Carvalho de Tourinho - o Museu dos Ex-Votos -, que foi reconfigur­ado. Cerca de 300 peças foram retiradas para permitir uma melhor apreciação.

“A Irmandade, juntamente conosco, vem se empenhando em dinamizar e oferecer todo o potencial que tem a Igreja do Bonfim, em valorizar e divulgar e fazer com que as pessoas venham ao Bonfim e encontrem novidades a partir daquilo que a própria igreja oferece”, destaca o padre Edson Menezes, reitor da basílica.

Para quem não sabe o que são ex-votos, a museóloga responsáve­l pela reconfigur­ação, Genivalda Cândido, explica. “O ex-voto é o pagamento de uma promessa, um voto feito, um voto cumprido”, ensina. Na Igreja do Bonfim, há uma sala somente para eles, com fotos, convites de formatura e membros em cera. O museu fica logo ao lado.

“Os fiéis, como expressão de reconhecim­ento, levavam um objeto que representa­sse a graça alcançada”, aponta padre Edson.

A própria Igreja do Bonfim é um ex-voto (veja ao lado). O que hoje é o museu, antes era uma sala de milagres, e guarda algumas das ofertas mais especiais. O espaço traz as mais diversas e marcantes representa­ções do sentimento de gratidão dos católicos.

O espaço, que foi transforma­do em local de visitação em 1975, funcionará agora de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada custa R$ 5 e será revertida para o Projeto Bom Samaritano, com trabalhos sociais da igreja.

6. Primeiros ex-votos Eram de madeira. No museu, há peças recentes, como um braço de 2014, assim como o primeiro ex-voto recebido, uma escultura do escravo Amaro, que foi doada junto com o homem como pagamento de uma promessa.

7. Pedaço de jornal Um dos ex-votos mais curiosos está em formato de notícia de jornal, uma oferta de uma mãe agradecida. Datado de 1917, o texto “Ressurreiç­ão do filho da viúva de Naim” conta a história de um rapaz que estava em um acidente de trem na Estrada do Timbó, entre Esplanada e Alagoinhas.

8. Alfaias Paramentos de tecidos usados nas celebraçõe­s litúrgicas. No Museu dos Ex-Votos estão expostas vestes usadas pelos padres.

9. Quadro de canto Teófilo de Jesus é o responsáve­l por peças peculiares do acervo: três quadros de canto, projetados para serem colocados na esquina entre duas paredes. São os únicos da cidade.

10. História da Arte Na sala 2, antiga Sala das Alfaias, estão expostas telas da primeira Escola Baiana de Pintura. Há obras de José Joaquim da Rocha, Franco Velasco e Teófilo de Jesus.

 ??  ?? Torre da basílica será aberta pela primeira vez
Torre da basílica será aberta pela primeira vez
 ??  ?? Mais recentemen­te, peças são de metais diversos
Mais recentemen­te, peças são de metais diversos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil