Correio da Bahia

Prejuízo FOGO DESTRÓI MERCADO NO GARCIA

-

Oito cidades baianas, incluindo Salvador, começam na segunda-feira (19) uma campanha de vacinação contra a febre amarela em doses fracionada­s. A meta da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) é vacinar, pelo menos, 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz até 9 de março, data que marcará o fim da campanha.

Durante esse período, a dose padrão será disponibil­izada apenas para crianças de 9 meses a menores de 2 anos de idade, gestantes com indicação escrita do médico, viajante internacio­nal que necessite de emissão do certificad­o internacio­nal de vacinação e profilaxia e para pessoas que apresentar­em condições clínicas especiais avaliadas pelo serviço de saúde.

A dose fracionada é para pessoas a partir de 2 anos de idade, sem condições especiais de saúde. Quem já tomou a vacina sem fracioname­nto não precisa de nova dose. Segundo a Sesab, a dose fracionada protege a pessoa por pelo menos oito anos. Depois desse tempo, deve ser feito um reforço, com nova dose.

Ainda de acordo com a pasta, em 2018, no estado, foi confirmado um caso de febre amarela silvestre em humanos. A doença é transmitid­a pelo mosquito Aedes aegypti.

Ontem, o Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde, divulgou que o Aedes albopictus, ou Tigre Asiático, está suscetível ao vírus da febre amarela em ambiente silvestre ou rural. Ele pode servir de vetor de ligação entre o ciclo urbano, que não é registrado desde a década de 40, e o silvestre, responsáve­l pelas transmissõ­es atuais.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil