Correio da Bahia

Conjunto terá escola e posto de saúde

- COM SUPERVISÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

vador: o município dá prioridade às famílias com crianças vítimas da microcefal­ia; as com renda inferior a R$ 1.800; e aquelas que se encontram em áreas considerad­as de risco.

Nesse último caso, a prioridade é para famílias, por exemplo, que moram em áreas com erosão, com históricos de deslizamen­tos de terras, barrancos e encostas com risco de desabar. Os idosos também entram nessa lista. Para eles, o município destina 6% das unidades habitacion­ais.

Do total de famílias beneficiad­as pela prefeitura, 72 delas possuem algum membro com microcefal­ia. É por isso que, dentro do conjunto, uma escola municipal e uma Unidade de Saúde da Família (USF) vão funcionar com serviços de atendiment­os a essas crianças (veja ao lado).

A aposentada Aurelina Celestina Barbosa, 84, entrou na lista dos idosos que vão ganhar um novo lar. Também é difícil para ela acreditar que, depois de tantos anos, ela terá uma escritura em seu nome. O contrato foi assinado no dia do seu aniversári­o e ela já tem planos: “A primeira coisa que vou colocar é uma grade, não conheço os novos vizinhos”, brincou. Aurelina vai deixar de morar com a filha de 60 anos e a neta de 33, no Resgate. Os futuros moradores do Residencia­l Margaridas vão contar com um posto de saúde, uma escola e, futurament­e, com um novo acesso ao local.

“Todas as casas do Minha Casa Minha Vida já têm acessibili­dade plena. São adaptadas, por exemplo, para cadeirante­s ou para aquelas crianças que necessitam de cadeira de rodas para locomoção. Nesse local, também vai ter um núcleo de saúde voltado para as crianças com microcefal­ia, com atendiment­os específico­s”, afirmou o secretário de Infraestru­tura e Obras Públicas (Seinfra), Almiro Melo.

Na escola, uma das salas será reservada para crianças especiais, com professore­s capacitado­s. Já na unidade de saúde, as famílias poderão ter acompanham­ento com neurologis­tas e fonoaudiól­ogos. “Todos os atendiment­os especiais que essas crianças já encontram no Centro Dia vão ser disponibil­izados no conjunto habitacion­al. Já na escola, vamos ter assistente­s preparadas para lidar com elas. Muitas não ficam sozinhas e 23 delas já estão em alguma creche”, explicou Taissa Gama, secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude.

Também ontem, foi assinada uma ordem de serviço para início imediato da construção do novo acesso ao residencia­l, que será feito por meio da ligação CIA/Aeroporto. A obra terá investimen­to de R$ 1,3 milhão. A nova via vai integrar as localidade­s de Jardim das Margaridas e Bromélias, possibilit­ando aos moradores acesso às estações Mussurunga e Pirajá e a outros pontos da cidade através de metrô e ônibus.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil