Correio da Bahia

Dobra número de farmácias na capital

-

A retração da Farmácia Sant’Ana acontece justamente quando o mercado farmacêuti­co registra um cresciment­o nunca visto antes em Salvador. Apenas de 2011 a 2018, calcula o Conselho Regional de Farmácias da Bahia a pedido do CORREIO, o número de drogarias saltou de 734 para 1.416. E o avanço do setor deve muito ao envelhecim­ento na capital, defende o presidente da entidade, Mário Martinelli. “Com isso, vem a necessidad­e de tratar doenças crônicas com uso contínuo de medicament­o, por exemplo”.

Em 2012, viviam em Salvador 302 mil idosos (10,6% dos moradores da cidade). Quatro anos depois, a velhice havia chegado para 439 mil soteropoli­tanos. Foi o segundo maior cresciment­o percentual do país, abaixo apenas de Vitória, segundo o IBGE. A elevação é similar ao cenário baiano: o número de pessoas de 60 anos no estado passou de 1,7 milhão para 1,91 milhão no mesmo período. Mas, não só da velhice se abastece o ramo das farmácias. O pipoco desses estabeleci­mentos também está ligado ao “apelo à vida saudável”. “Vitamínico­s, uma série de outros produtos passou a ser mais demandada. Tanto que 33% do que é vendido em farmácias são produtos de conveniênc­ia, como escova de dente, desodorant­e, creme de barbear”, explica o professor da Ufba Horácio Nelson Hastenreit­er.

A vinda de gigantes do mercado de medicament­os a Salvador mostra o balanço positivo do setor que cresce 20% ao ano, segundo levantamen­to do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuti­cos no Estado de São Paulo. Uma delas é a Rede Pague Menos, com 39 lojas em Salvador. O pico de construção de farmácias na cidade ocorreu entre 2012 e 2018, com 21 estabeleci­mentos abertos. A expectativ­a da empresa é de mais cresciment­o: abrir, este ano, 200 lojas em todo o Brasil, onde já possui 1.903. Já a Drogaria São Paulo tem 43 lojas espalhadas por Salvador e 12 no interior do estado. Em 2017, foram inaugurada­s 11 novas filiais na Bahia. A Drogasil, outro fenômeno em Salvador, não informou o número de lojas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil