Correio da Bahia

Mainha tem melasma

-

Ela aparece como uma mancha de cor castanha em várias regiões do corpo, sendo o local mais comum a bochecha, mas pode atingir também outras áreas como braços e colo. Caso o paciente não procure ajuda médica, ela pode progredir de tamanho e escurecer a aparência.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatolog­ia (SBD), não há uma causa definida para a ocorrência dos melasmas, mas muitas vezes esta condição está relacionad­a ao uso de anticoncep­cionais femininos, à gravidez e, principalm­ente, à exposição solar. O fator desencadea­nte é a exposição à luz ultraviole­ta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposi­ção genética também influencia no surgimento das manchas.

Dias antes do parto, a própria Ivete havia divulgado em suas redes sociais que sofria com “manchas de progestero­na na pele”. “Tô procurando um aplicativo que tire essas manchas de progestero­na, mas não existe essa possibilid­ade”, brincou a cantora, na ocasião.

Ivete relatou que o melasma também havia se manifestad­o na sua primeira gestação. Fabíola explica que há a possibilid­ade das manchas reduzirem, mas não de forma definitiva. O melasma é um tipo de mancha que tem caracterís­ticas hereditári­a, racial e hormonal e não tem cura.

O portador do melasma, também conhecido como cloasma, já nasce com predisposi­ção genética. Por muitos anos era apenas associado à gravidez, já que nesse período a mulher produz um alto índice de hormônios, o que evidenciav­a os casos, mas atualmente já se sabe que a patologia é encontrada até em homens. São situações raras, já que eles possuem uma taxa baixa de hormônios como progestero­na e estrógeno.

Ainda segundo a especialis­ta, a Medicina ainda não sabe a causa do melasma, apenas o que influencia em seu aparecimen­to em uma pessoa que já possui a predis-

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil