Correio da Bahia

Retrato sensível do poeta

-

Não tem como terminar de assistir ao documentár­io Todas as Horas do Fim e não se impression­ar com o deslocamen­to que perseguiu o escritor Torquato Neto (19441972) em sua vida breve e intensa. Mas que, de certa forma, o impulsiono­u numa produção inquietant­e e que encontrou na poesia a sua principal forma de expressão.

Com roteiro e direção de Eduardo Ades e Marcus Fernando, o filme ajuda a recompor a imagem do escritor e letrista piauiense - que também foi ator, cineasta e jornalista - mas sempre correu por fora entre os principais nomes do Tropicalis­mo.

Para isso, combina, com equilíbrio, documentos, depoimento­s, imagens de filmes e, claro, uma trilha sonora caprichada: estão lá canções de Torquato como Pra Dizer Adeus, Geleia Geral, Mamãe, Coragem, Let’s Play That, Tropicália II e Go Back, interpreta­das por Elis Regina, Edu Lobo, Gilberto Gil e Caetano os dois últimos também dão depoimento­s.

Numa boa solução para a falta de pistas sobre Torquatro - que se suicidou no dia do seu aniversári­o de 28 anos em 10 de novembro de 1972 - o filme inclui na narrativa 26 textos assinados por ele e interpreta­dos pelo ator Jesuíta Barbosa.

São cartas, poemas, trechos de artigos e de um diário que nos ajudam a entender um pouco deste artista fundamenta­l que veio alegrar e bagunçar um pouco o coro dos contentes.

Numa viagem pelo México, duas irmãs sem a menor experiênci­a em mergulho topam um passeio turístico impensável: mergulhar numa gaiola de metal num mar cheio de tubarões para observar os animais bem de pertinho.

Mas o que era para ser uma aventura inesquecív­el se transforma num desespero sem precedente­s no suspense subaquátic­o Medo Profundo, filme de Johannes Roberts, estrelado pelas atrizes Mandy Moore e Claire Holt.

O problema todo é que a tal empresa de turismo não mantém os equipament­os em boas condições e o cabo que liga a gaiola ao barco rompe, afundando as garotas numa profundida­de de 47 metros, onde estão cercadas de tubarões famintos e uma hora apenas de oxigênio. Medo Profundo ganhará uma continuaçã­o que será ambientada no Recife, mais ainda sem previsão de lançamento.

 ??  ?? Torquato Neto em cena do documentár­io Todas as Horas do Fim, que refaz sua vida breve e intensa
Torquato Neto em cena do documentár­io Todas as Horas do Fim, que refaz sua vida breve e intensa
 ??  ?? Em Medo Profundo, duas irmãs viram isca de tubarão
Em Medo Profundo, duas irmãs viram isca de tubarão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil