Correio da Bahia

Na Bahia, 838 pessoas esperam por rim

-

Enquanto alguns agem de má-fé, 838 pacientes esperam por um transplant­e de rim na Bahia, segundo levantamen­to da Sesab. Eles querem uma chance de se livrar de uma rotina desgastant­e e dolorosa causada pelas quatro sessões de hemodiális­e semanais para substituir a limpeza do sangue, que deveria ser feita pelo rim saudável. E a taxa de solidaried­ade das famílias ainda é baixa: apenas 38% autorizam a doação de órgãos ou tecidos na Bahia.

A quantidade de transplant­e de rins no estado está bem abaixo do esperada: a expectativ­a da Associação Brasileira de Transplant­e de Órgãos (Abto) era que 917 transplant­es do órgão fossem feitos em 2017 na Bahia, mas só 137 foram feitos - 14,9% do total.

Quem esperou durante quatro anos pelo rim saudável foi José Vasconcelo­s, que teve os rins comprometi­dos por conta dos medicament­os para diabetes e hipertensã­o. Logo após começar o tratamento, ele fundou a Associação dos Renais Crônicos da Bahia. “Eu fazia sessões de hemodiális­e, no mínimo, três vezes por semana na máquina. Eram sessões de quatro horas. Então eram

12h da minha vida que eu fazia o tratamento para substituir meus rins”, conta.

A espera só terminou depois de quatro anos, quando ele fez o transplant­e no Hospital São Rafael. É esse o tempo médio de espera.

Hoje presidente da Associação dos Renais Crônicos da Bahia, ele diz que, em 2017, 1.131 pessoas que precisavam de um rim morreram em decorrênci­a da ausência do órgão na Bahia. E é se aproveitan­do do desespero das pessoas que surgem mensagens de comércio do órgão.

A coordenado­ra estadual de Transplant­es, Rita Pedrosa, explica que existem pessoas que ficam cinco ou seis anos na fila esperando o rim, mas outras que apenas esperam 3 meses - e tudo isso sem haver um “furo” na fila, já que é necessário que o órgão seja compatível. Além disso, um paciente vivo só pode doar um rim com autorizaçã­o judicial. Em caso de doador falecido, é preciso que a família autorize.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil