Correio da Bahia

E do corpo

- MARÍLIA MOREIRA

Quem costuma aproveitar a orla da Boca do Rio para ficar em dias com o corpo (e a mente), encontrou na manhã de ontem a Praça Osório Vilas Boas (antiga sede do Bahia) ocupada com mais uma edição do Bem Estar Global. O programa, exibido ao vivo pela Globo/TV Bahia, foi comandado pelo apresentad­or Fernando Rocha.

Bem antes das 10h, quando o Bem Estar entrou no ar em rede nacional, centenas de pessoas já faziam filas para serem atendidas nas 13 tendas temáticas montadas no local, cada uma delas destinada a uma especialid­ade médica: coração, farmácia, alergia, vacinação, prevenção do câncer, enfermagem, fisioterap­ia, vascular, saúde bucal, face, teste rápido, bexiga e olhos.

Uma das que chegaram mais cedo ao local foi a aposentada Ana Filho de Oliveira que, por volta das 9h, aguardava atendiment­o com um angiologis­ta para cuidar de problemas vasculares. Moradora de Piatã, ela costuma aproveitar a orla do bairro para fazer caminhadas. “Desde que fui diagnostic­ada com uma hérnia de disco, parei de correr e faço caminhadas à beira-mar, chutando a água. Cuido muito da minha saúde, gosto de me alimentar bem e de beber muita água”, disse.

Outro que faz questão de acompanhar bem de perto a saúde e não deixa de comparecer ao oftalmolog­ista é o aposentado Claudionor de Almeida, 61. Morador de Pernambués, ele chegou às 6h na praça para fazer uma revisão da cirurgia de catarata, realizada há quatro anos. “Fui atendido rapidament­e aqui e está tudo normal com a minha visão, nem fui encaminhad­o para clínica nenhuma”, contou.

De acordo com o médico oftalmolog­ista Jorge Rocha, diretor da Sociedade Norte e Nordeste de Oftamologi­a, foram distribuíd­as 500 senhas ontem. “Todo atendiment­o é feito a partir de uma triagem com pacientes que tenham doenças potenciais para a cegueira. Por conta da estrutura que temos aqui, não conseguimo­s fazer testes para óculos. Temos diversas clínicas parceiras que realizam o atendiment­o após nosso encaminham­ento e fazem até cirurgias, se for o caso”, explicou.

Houve também quem compareceu ao Bem Estar Global só para curtir. Caso das trançadeir­as Dalva Angela e Maria Isabel. As duas saíram do Pelourinho para a Boca do Rio só para acompanhar Xanddy. “E ver Fernando Rocha. Adoro ele! Já tem três anos que quero vir pro Bem Estar Global e nunca consegui. Hoje, consegui fugir do trabalho”, contou Dalva Angela.

Para o cantor da Harmonia, bem-estar é ficar em equilíbrio com o corpo e a mente. “Essa ação é muito legal porque as pessoas vêm se cuidar e também podem se divertir”, comentou Xanddy. Em conversa com Fernando Rocha, ele lembrou que a participaç­ão no Bem Estar Global foi a primeira pós-Carnaval. “Voltando das férias, tenho que me cuidar, a gente acaba voltando com 3, 4 quilos a mais”, disse o cantor, que admitiu fazer dieta em conjunto com exercícios físicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil