Correio da Bahia

Projeto inclui ampliar tanque de jacarés

-

Segundo a direção do Parque Zoobotânic­o de Salvador, o objetivo da reforma em andamento é oferecer mais conforto para os animais e também para os visitantes todos os anos, passam cerca de 480 mil pessoas por lá. Inicialmen­te, a capacidade do espaço não será ampliada depois que as mudanças forem concluídas.

Em outubro do ano passado, o parque recebeu 47 novos jacarés-de-papo-amarelo. Os pequenos répteis foram frutos do relacionam­ento entre um jacaré macho e três fêmeas.

Os animais, que nasceram em fevereiro do ano passado, foram expostos ao público pela primeira vez no Dia das Crianças de 2017. Na época, cada um deles media cerca de 30 centímetro­s de compriment­o. Eles podem chegar a dois metros, vivem aproximdam­ente 80 anos e recebem esse nome - papo-amarelo - porque, na época do acasalamen­to, costumam ficar com a área da papada amarela.

Embora sejam distribuíd­os em todo o Brasil, sobretudo no bioma de Mata Atlântica, a espécie estava na lista vermelha da Internatio­nal Union for Conservati­on of Nature (IUCN) de espécies ameaçadas de extinção até dezembro de

2002, tendo como principais causas a perda de habitat natural e a caça predatória para o comércio ilegal de produtos e subproduto­s.

O número de filhotes surpreende­u os biólogos e a coordenaçã­o do espaço, que já havia previsto no projeto de reforma a ampliação do tanque onde eles viviam. Essa ação já foi concluída, segundo a administra­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil