Correio da Bahia

Vela virtual, mas a fé...

-

Dona Maria dos Santos, 66 anos, é uma beata fervorosa, daquelas que andam pelos corredores da igreja, durante a missa, para saber se tudo está no seu devido lugar. Quando quer fazer algum pedido, acende uma vela no santuário ou aos pés dos santos - acredita que assim consegue ser atendida.

Dedicada à Basílica Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, há mais de 30 anos, Maria sabe que agora a basílica conta com um site, embora revele que não tem muita paciência para a tecnologia.

“Eu prefiro tudo na presença, essas coisas de internet, virtual... Nunca sei quem tá do outro lado da ‘linha’. Eu sou sincera: prefiro estar presente, vendo, chorando, frente a frente, pedindo”, comenta Maria.

Com ou sem a aderência de dona Maria, o site pretende facilitar muito a vida dos fiéis. Por lá, eles poderão ter acesso à história da basílica, à sua irmandade e à programaçã­o completa, como horários das missas e os eventos, além de acompanhar a liturgia diária e até, vejam só, acender uma vela virtual.

Essas duas últimas funcionali­dades ainda estão em construção na página lançada na manhã de ontem, durante a Santa Missa, presidida pelo Reitor da Basílica, padre Adilton Pinto Lopes.

Padre Adilton espera que o site sirva com um meio evangeliza­dor, aproximand­o aqueles fiéis que são devotos da basílica mas que, por alguma circunstân­cia, estão longe dela. E até ser utilizado como uma espaço para os pedidos e agradecime­ntos.

“O site terá espaço para as pessoas colocarem os seus nomes, agradecere­m a Deus pelas graças alcançadas, pedirem orações para as pessoas doentes, com dificuldad­es. Saberemos, então, assim, o que essas pessoas estão precisando e vamos orar por elas”, explica o padre.

A vela virtual, explica ainda o padre Adilton, serve como uma forma dos fiéis agradecere­m, mesmo estando do outro lado da tela, mesmo estando longe da basílica. “A graça é a mesma. Essa vela, mesmo sendo virtual, simboliza o nosso amor, carinho e respeito a Deus”, conclui.

Terá espaço para as pessoas colocarem os seus nomes e acender velas. A graça é a mesma. A vela, mesmo virtual, simboliza nosso amor Adilton Pinto

 ??  ?? A vela virtual é um dos recursos do novo site
A vela virtual é um dos recursos do novo site
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil