Correio da Bahia

‘Só levamos dessa vida o amor’, diz arcebispo

-

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger, conversou com o CORREIO sobre a Quaresma e a Páscoa. Confira:

Qual o sentido da Quaresma e da Semana Santa para os cristãos?

O tempo da Quaresma e, particular­mente, da Semana Santa, é um convite para tomarmos renovada consciênci­a do amor de Deus por nós. Jesus disse: “Tanto Deus amou o mundo que lhe deu seu Filho único”. A contemplaç­ão dessa verdade nos leva a procurar entrar nos sentimento­s que Cristo experiment­ou quando foi perseguido, caluniado, tomou a Cruz, levou-a até o calvário e, lá, deu a vida por nós. Ele viveu o que nos ensinou: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos”.

Nessa época, fala-se muito em Páscoa por conta dos chocolates. Essa tradição comercial desvirtua o sentido original da festa?

Eu diria que não tem nada a ver com o sentido cristão da Páscoa. Nossa sociedade de consumo sabe aproveitar qualquer data, qualquer celebração ou festa para tirar algum proveito próprio - leia-se: para vender alguma coisa. Mais do que combater isso, cabe-nos apresentar a todos qual o verdadeiro sentido de nossas festas cristãs.

Como os cristãos devem se comportar durante a Semana Santa? Jejuns, orações e vias-sacras são ações obrigatóri­as?

Na Semana Santa, deve aumentar em nós o desejo de conhecer os sofrimento­s de Cristo, descobrir suas causas para ter o seu olhar para o Pai e para todos aqueles pelos quais ele veio dar a vida. Muito nos ajuda para isso uma atenção maior à palavra de Deus, a oração, o olhar para os necessitad­os, o jejum... Mas, em tudo isso, o que vale é o amor. O sofrimento por si

Quais as lições que esse período nos ensina?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil