Correio da Bahia

Professor sugere moderar uso das redes

-

Com o escândalo de vazamento de dados no Facebook, muita gente tem se preocupado com as informaçõe­s obtidas do seu perfil. A coleta é feita de forma tão sutil que usuários desatentos nem sequer sabem que tiveramdad­os capturados. A maior parte deles é pega quando o usuário permite aos aplicativo­s, como testes e quizzes, acessarem informaçõe­s como foto do perfil, aniversári­o e conteúdo da timeline.

O professor de Jornalismo Digital da Universida­de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Träsel avalia que a opção mais eficaz para se proteger seria sair das redes sociais e não utilizar mais aplicativo­s.

O professor de Jornalismo Digital da Universida­de Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marcelo Träsel avalia que a opção mais eficaz para se proteger seria sair das redes sociais e não usar aplicativo­s.

“Mas isso é complicado. O Google Maps, por exemplo, coleta dados que são muito úteis para todo mundo. Então a solução é ter bom senso e saber que todos os aplicativo­s coletam dados, por isso se deve usar com moderação e se informar sobre quem vai receber os dados que você está entregando”, sugere. O Ministério Público do Distrito Federal e Território­s (MPDFT) abriu processo de investigaç­ão para averiguar riscos a usuários brasileiro­s no episódio envolvendo a consultori­a internacio­nal Cambridge Analytica e o Facebook. O inquérito vai apurar a conduta da plataforma e da representa­ção da empresa no Brasil, denominada CA Ponte. O MPDFT deve convocar hoje o dono da CA Ponte, André Torretta, para que ele diga se usou ilegalment­e dados de usuários brasileiro­s do Facebook.

O documento do MPDFT, que formaliza a abertura do inquérito, aponta a ação da Cambridge Analytica como tratamento ilegal de dados. “Existem suspeitas de que a Cambridge Analytica pode estar fazendo uso, de forma ilegal, dos dados pessoais de milhões de brasileiro­s, usuários do Facebook ou não”, diz o texto.

A preocupaçã­o se justifica, continua o documento, pelo fato de a empresa se anunciar como consultori­a que atua com análise de dados para influencia­r comportame­ntos, sobretudo em processos eleitorais. Em reportagem do Channel 4 britânico, diretores da firma informam que após atuarem em diversas campanhas em todo o mundo estariam vindo para o Brasil.

A Cambridge Analytica havia formado uma parceria com o publicitár­io André Torretta, com mais de 20 anos de experiênci­a em campanhas políticas, para a criação da CA Ponte. Torretta afirmou ontem, porém, que agora o projeto em conjunto será suspenso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil