Correio da Bahia

Pessoas com deficiênci­a testam bikes adaptadas

-

A designer Mariana Andrade, 23 anos, via todos os seus amigos pedalando e não podia acompanhá-los. Uma paralisia cerebral compromete­u os movimentos das pernas e ela não encontrava bicicletas adaptadas. “Comecei a procurar esse ano, mas não encontrei nada muito barato. Acabei desistindo”, contou. As comemoraçõ­es do aniversári­o de Salvador fizeram este sonho de Mariana se tornar realidade. Na manhã de ontem, pessoas com mobilidade reduzida puderam experiment­ar a sensação de andar em cima de uma magrela.

O projeto Bike Sem Barreiras disponibil­izou gratuitame­nte três tipos de bicicletas adaptadas e monitores na Avenida Magalhães Neto, na Pituba, para que mais pessoas tivessem acesso ao programa Salvador Vai de Bike. Em um dos modelos, a pessoa ficava em uma espécie de cadeira acoplada a uma bike; em outro o ciclista especial pedalava com as mãos, e o terceiro tipo era uma bicicleta dupla, em que o monitor ia na frente conduzindo o guidom e a outra pessoa, atrás, pedalando. “Foi muito bom usar a bicicleta em que eu pude pedalar com a mão. É maravilhos­o você estar lá, fazer o esforço e ver o resultado. Agora estou animada para as próximas edições”, disse ela.

As bikes adaptadas com os monitores agora ficam disponívei­s todo domingo, das 8h às 12h, na Magalhães Neto. A iniciativa é uma parceria do Movimento Salvador Vai de Bike com a Unidade de Políticas para Pessoa com Deficiênci­a (UPCD), Faculdade Maurício de Nassau e apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Oficina Hip Hop (breakdance) e oficina de Dança Afro com o professor Robson Correi no Espaço Boca de Brasa - Avançar no Bairro da Paz.

 ??  ??
 ??  ?? A designer Mariana Andrade, 23, usa as mãos para tracionar bicicleta
A designer Mariana Andrade, 23, usa as mãos para tracionar bicicleta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil