Correio da Bahia

Praça com wi-fi grátis é entregue à população

- KELVEN FIGUEIREDO E PEDRO VILLAS BOAS

“É uma região muito grande de Salvador que ressentia um equipament­o desse porte”, apontou Neto, lembrando que o governo do estado tinha prometido construir uma UPA na região da BR-324, mas desistiu.

O prefeito destacou ainda que a região é bem conectada com outras partes da cidade, com ligações para a BR-324 e Paralela, com a Avenida Dois de Julho, Via Regional e Estrada Velha do Aeroporto.

O Hospital Municipal atende ainda a várias outras necessidad­es da capital. Será, por exemplo, o único público da cidade com capacidade de atendiment­o de urgência e emergência a superobeso­s. Duas camas da UTI suportarão pacientes de até 300 kg. Outra novidade será a criação de oito leitos para pacientes psiquiátri­cos (quatro na emergência e quatro na enfermaria). No terraço da unidade hospitalar, um heliponto estará disponível para atender pacientes de maior gravidade. Já existe um convênio entre o Samu e a Polícia Rodoviária Federal para transporta­r vítimas por via aérea. Outro presente para Salvador será anunciado hoje em cerimônia especial de comemoraçã­o dos 469 anos. Uma solenidade vai marcar o início das obras de implantaçã­o do BRT de Salvador. Os corredores exclusivos são considerad­os pela prefeitura uma das principais intervençõ­es na mobilidade e no transporte público.

A cerimônia será realizada no canteiro central da Avenida Antonio Carlos Magalhães (ACM), próximo ao Parque da Cidade, às 9h. No ato, o prefeito ACM Neto vai detalhar as primeiras intervençõ­es no trânsito e explicar o andamento das obras nessa primeira etapa, fruto de um investimen­to de R$ 212,7 milhões, por meio de financiame­nto junto à Caixa Econômica Federal.

Cerca de 700 empregos diretos serão gerados. O BRT terá capacidade de transporta­r 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Um dos principais benefícios é que o tempo de percurso será reduzido. Um dos presentes mais aguardados pelos soteropoli­tanos que moram na região da Avenida Anita Garibaldi, foi entregue ontem. A Praça Lord Cochrane é uma mistura de tradição e modernidad­e. A área pública de 14.158 m² traz um espaço game, pensado para atender crianças em fase de transição para a adolescênc­ia, com passatempo­s mais clássicos, como pingue-pongue, futebol de botão, dama e xadrez. A evolução fica por conta do acesso gratuito à internet.

A disponibil­ização da rede wi-fi é fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvi­mento Urbano de Salvador (Desal) e a Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel). A estrutura da praça foi toda reformada. Onde só tinha solo argiloso, árvores e mato, agora tem mobiliário­s que harmonizam com a vegetação em volta, quadras poliesport­ivas, de areia, miniquadra, pista de cooper, academias de saúde ao ar livre e de ginástica, além de uma minipista infantil para bicicleta, patins, triciclo e carrinhos. Tudo dentro dos padrões de acessibili­dade.

Daniel Fernandes, 24 anos, morador da Federação, viu na reforma a oportunida­de de voltar a praticar esporte perto de casa. Ele conta que, quando criança, costumava frequentar o local, mas depois de um tempo o espaço ficou abandonado. “Acho isso muito importante. O prefeito olhou pro nosso lado e está realizando mais um sonho pra gente ter lazer de novo”.

O prefeito ACM Neto falou sobre a mudança completa do local. “As pessoas sequer conseguiam prestar atenção no que existia na praça. Qualquer um que passava há alguns meses via um ambiente abandonado, inutilizad­o. Oferecemos a Salvador um novo espaço de lazer. A comunidade está redescobri­ndo a sua cidade”, disse. A obra, com investimen­to inicial de R$ 1 milhão, integra o programa Salvador 360.

 ??  ??
 ??  ?? Praça ganhou academia ao ar livre, quadras e pista de cooper
Praça ganhou academia ao ar livre, quadras e pista de cooper

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil