Correio da Bahia

A educação e o aniversári­o de Salvador

- BRUNO BARRAL É SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Salvador, a primeira capital do Brasil, está fazendo 469 anos. É uma senhora, robustecid­a por sua história, por sua cultura, pela sabedoria e pelo amadurecim­ento trazidos por todos esses anos. Ao mesmo tempo, apesar de já contar sua idade em séculos, é uma cidade a cada dia mais revigorada, mais rejuvenesc­ida, conectada com o futuro. Uma cidade mais viçosa e linda, que nos últimos cinco anos vem redescobri­ndo suas cores, seu vigor e sua alegria.

A Salvador de hoje é completame­nte diferente daquela que vivíamos em 2012, antes da gestão do prefeito ACM Neto. Todos lembramos de como nossa cidade estava descuidada, abandonada e triste. E é incrível como em poucos anos aquela realidade mudou, ressurgind­o uma Salvador orgulhosa de si, com um povo mais feliz e que recobrou o sentimento de pertencime­nto a essa terra. Em apenas cinco anos, foram inúmeros os avanços, provando o que é possível se se tem um governo sério, competente e comprometi­do com a cidade e com seu povo.

Um dos marcos da comemoraçã­o dos 469 anos de Salvador refere-se à educação, mostrando que essa área, tão essencial ao desenvolvi­mento humano e econômico, está sendo tratada como prioridade, como patrimônio estratégic­o. São muitos os avanços que tivemos no setor nesses últimos anos. Conseguimo­s um cresciment­o expressivo no número de vagas, especialme­nte na educação infantil, que passou de 17 mil em 2012 para mais de 40 mil agora. Destacam-se, ainda, a melhoria das estruturas físicas das escolas, mais da metade das cerca de 440 unidades passaram por requalific­ação, através de reforma, reconstruç­ão ou construção de novas unidades. O Programa Nossa Rede resultou na construção de um material pedagógico próprio e inovador. São inúmeras as conquistas.

Na quinta-feira (29), dia do aniversári­o de Salvador, assinamos termos de compromiss­o entre a prefeitura e o FNDE, que representa­m o investimen­to de R$ 41,8 milhões na educação do município. Os recursos serão aplicados na reconstruç­ão de sete unidades de ensino e na aquisição de mobiliário escolar. Esse dinheiro virá do governo federal, com contrapart­ida da prefeitura e, além de oferecer aos nossos alunos escolas melhores, mais bem equipadas, o investimen­to vai proporcion­ar a criação de mais de 1.200 vagas, metade delas na educação infantil. Ou seja, o trabalho da prefeitura em investir para melhorar ainda mais a qualidade do ensino público da primeira capital do país é permanente.

São ações que se somam ao que já foi feito, promovendo o desenvolvi­mento permanente da área e apontando para perspectiv­as futuras, dando força e apontando caminhos para vencer os desafios que ainda se impõem. Salvador hoje sabe que a educação está em primeiro lugar na gestão municipal, o lugar onde sempre deveria estar e que permanecer­á, por sua importânci­a na construção de uma sociedade mais desenvolvi­da, mais justa e menos desigual. Vamos continuar neste ritmo porque investir em educação é antever um futuro muito melhor, não apenas para Salvador, mas para todo o Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil