Correio da Bahia

Lula vê julgamento com apoiadores

-

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou o julgamento de seu pedido de habeas corpus preventivo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na sede do Sindicato dos Metalúrgic­os do ABC, em São Bernardo do Campo, São Paulo. Lula chegou ao local por volta das 11h30 e não quis falar com a imprensa. Ele ficou em uma sala reservada, sem televisão, no segundo andar do prédio, na companhia da ex-presidente Dilma Rousseff, do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e dos governador­es de Minas Gerais, Fernando Pimentel, do Acre, Tião Viana, e do Piauí, Wellington Dias.

O presidente estadual do PT, Luiz Marinho, disse aos jornalista­s, no final da tarde, que o ex-presidente estava “sereno”, por ter consciênci­a de que não praticou nenhum crime. Segundo ele, a expectativ­a de Lula era que o Supremo lhe desse “a garantia do direito constituci­onal [de ser candidato à Presidênci­a da República]”.

Marinho afirmou que no mesmo espaço haveria uma reunião para discutir os próximos passos do partido e a possibilid­ade de dar continuida­de às caravanas.

Também na sede do sindicato, mas em outro espaço, cerca de 100 apoiadores do ex-presidente acompanhar­am a sessão do STF em um telão e comemorara­m os votos favoráveis ao habeas corpus. Nos primeiros votos, membros de movimentos sociais gritavam palavras de ordem, tocavam instrument­os de percussão e empunhavam bandeiras. Quando o ministro Gilmar Mendes empatou o placar, as pessoas aplaudiram e gritaram: “Lula presente, eterno presidente”. Já quando a ministra Rosa Weber se manifestou contrária ao pedido, a maioria dos presentes ficou em silêncio. Tristes, muitos apoiadores deram o julgamento por encerrado e deixaram o local. O esvaziamen­to ocorreu mesmo após o presidente do sindicato, Wagner Santana, ter pedido, antes do voto de Rosa, para que todos permaneces­sem até o final. Ele chegou a dizer que o jantar estava sendo providenci­ado. Também estavam na sede do sindicato representa­ntes de outros grupos e categorias profission­ais, como petroleiro­s, metalúrgic­os e professore­s, Movimento dos Trabalhado­res Sem Teto e Levante Popular da Juventude.

Por volta das 21h, a assessoria do ex-presidente informou que ele não iria se pronunciar após o encerramen­to do julgamento.

 ??  ?? Amigos e apoiadores de Lula lamentam decisão de Rosa Weber
Amigos e apoiadores de Lula lamentam decisão de Rosa Weber

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil