Correio da Bahia

Unidade conta com 210 leitos, sendo 30 de UTI

-

atendiment­os por dia no hospital, com os pacientes sendo encaminhad­os pela regulação. A partir do dia 30 de abril, com o funcioname­nto em 100%, o hospital estará aberto para todos os casos de urgência e emergência, mediante classifica­ção de risco. Já o atendiment­o ambulatori­al será aberto no próximo dia 9 deste mês.

O hospital será gerido pela Santa Casa de Misericórd­ia e terá também um ambulatóri­o de egressos apto a realizar 3 mil consultas por mês. Os pacientes terão direito a consultas de cardiologi­a, cirurgia geral, neurologia, cirurgia pediátrica, pediatria, generalist­a e ortopedia e traumatolo­gia.

Será oferecido também Serviço Social, pré-consulta de enfermagem e agência de transfusão sanguínea - às agências, segundo o Ministério da Saúde, cabe armazenar o sangue e seus derivados, fazer exames pré-transfusio­nais, liberar e transporta­r os produtos para as transfusõe­s.

Já o Serviço de Apoio Diagnóstic­o Terapêutic­o oferece vários exames com objetivo de esclarecer o diagnóstic­o ou realizar procedimen­tos específico­s. Serão até 13.150 exames mensalment­e. O bloco operatório tem seis salas e pode realizar até 500 intervençõ­es cirúrgicas todos os meses. Inaugurado ontem, o Hospital Municipal de Salvador (HMS) oferece 210 leitos, sendo 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica e cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. A emergência tem ênfase em traumatolo­gia, ortopedia e urgências clínicas. Para isso, há 26 leitos de observação para adultos, 7 para crianças e 22 poltronas para aplicação de medicament­os. O mesmo setor conta com salas de curativo, aplicação de gesso e estabiliza­ção, de reanimação de vida e leitos similares ao de terapia intensiva.

O hospital tem capacidade para fazer 100 mil exames laboratori­ais por mês, além de ressonânci­a magnética, radiologia digital, ultrassono­grafia, endoscopia, colonoscop­ia, tomografia, eletroneur­omiografia, eletroence­falografia, ecocardiog­rafia, eletrocard­iografia, teste de esforço, holter e mapa.

A prefeitura já planeja uma ampliação. Um hospital-dia com um centro de videoendos­copias - com três salas de exames e oito poltronas de repouso - e uma unidade de atenção domiciliar complement­am a programaçã­o assistenci­al.

Futurament­e será associado ao hospital-dia um bloco auxiliar com duas salas de cirurgia ambulatori­al, 12 leitos de internação, um ambulatóri­o cirúrgico, consultóri­o de enfermagem e de anestesiol­ogia para pré e pós-atendiment­o de pacientes cirúrgicos, além de mais 60 leitos de internamen­to e 20 leitos de UTI, totalizand­o 300 leitos e um centro de ensino e pesquisa no HMS.

O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), José Antônio Rodrigues, destacou os investimen­tos do município na saúde. Ele contou que o número de equipes do programa de saúde da família saltou, na atual gestão, de 104 para 256.

“Quando assumimos, tínhamos uma UPA, em Periperi, que não tinha nenhuma funcionali­dade. Nós construímo­s mais oito UPAs tipo 3, criamos quatro multicentr­os de saúde, atendendo mais de 20 mil procedimen­tos por mês”, afirmou.

 ??  ??
 ??  ?? O bloco cirúrgico terá capacidade para 500 procedimen­tos por mês
O bloco cirúrgico terá capacidade para 500 procedimen­tos por mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil