Correio da Bahia

Aliados latinos declaram apoio

-

Clarín deu destaque ao mandado de prisão de Lula, afirmando que ele ‘desafia a justiça’ Líderes políticos e chefes de Estado da América do Sul declararam apoio ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente venezuelan­o, Nicolás Maduro, afirmou que “o mundo inteiro” abraça Lula e que a “injustiça dói na alma”. “A direita, diante da incapacida­de de ganhar democratic­amente, elegeu o caminho judicial para amedrontar as forças populares”, disse Maduro.

Evo Morales, presidente da Bolívia, disse que as oligarquia­s não se interessam “nem pela democracia e nem pela justiça”, além de cravar que Lula foi condenado para “impedir que volte a ser presidente do Brasil”. “A direita jamais o perdoará por ter tirado

Le Monde explicou que, apesar de não ter se apresentad­o, Lula não pode ser considerad­o foragido 30 milhões da miséria”, disse o chefe de Estado.

Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras que foi deposto em 2009 e se refugiou na embaixada do Brasil, disse que Lula é inocente. Zelaya afirma que “seu único pecado foi enfrentar os Estados Unidos” e “não obedecer aos conservado­res que governam o Brasil”.

Ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner disse que “as elites nunca se interessar­am” por justiça ou democracia e utilizam o “aparato judicial” em interesse próprio. Na Europa, o Podemos, partido de esquerda da Espanha, liderado pelo eurodeputa­do Pablo Iglesias, classifico­u a ordem de prisão expedida pelo juiz federal

CNN diz que Lula ‘falhou’ ao não se apresentar à Polícia Federal no prazo estipulado pelo juiz Sérgio Moro Sergio Moro contra o ex-presidente Lula como mais um passo da “vergonhosa perseguiçã­o judicial” ao petista. Segundo a sigla, o objetivo do encarceram­ento é evitar a participaç­ão de Lula nas eleições deste ano.

“O processo contra Lula vem de longe e em todas as suas fases se baseou em irregulari­dades. A própria sentença de Moro no começo do processo, baseada em delações premiadas e sem provas materiais, mostrou uma intenção de condenação extrajudic­ial”, disse o partido, em nota publicada em seu site. Para a legenda espanhola, a situação mostra que as elites brasileira­s “estão dispostas a tudo” para evitar que o PT retorne ao governo.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil