Correio da Bahia

‘Cela’ pronta há 15 dias

-

Nas sextas-feiras, há permissão para que os funcionári­os da Polícia Federal (PF) em Curitiba, capital do Paraná, usem trajes casuais. Mas, ontem, os delegados foram trabalhar de terno e gravata.

Um funcionári­o da superinten­dência disse ao jornal Folha de S. Paulo que o sentimento entre as pessoas que trabalham no local era de orgulho pela prisão de Lula - ou, pelo menos, pela iminência da prisão, já que o ex-presidente era aguardado para se entregar até as 17h.

No início da tarde, alguns agentes do Grupo de Pronta Intervençã­o (GPI) da PF chegaram ao local. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o grupo é destacado para operações especiais e situações de risco.

O superinten­dente da PF paranaense, delegado Maurício Valeixo, interrompe­u as férias por conta da prisão do ex-presidente, considerad­o o ponto mais alto da Operação Lava Jato.

Apesar de a ordem de prisão só ter saído anteontem, após o Supremo Tribunal Federal (STF) recusar o habeas corpus preventivo ao ex-presidente, a sala especial em que Lula vai começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês de prisão já estava pronta para recebê-lo há 15 dias.

A informação é do chefe de Custódia da Polícia Federal em Curitiba, Jorge Chastallo Filho. “O ambiente é agradável, humanizado e tranquilo”, disse o agente.

A sala fica no quarto e último andar da Superinten­dência da PF em Curitiba, tem 15 metros quadrados e fila isolada das demais celas, onde estão presos como o ex-ministro Antônio Palocci e o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, condenados na mesma ação de Lula.

O chefe da Custódia comentou que o local servia para alojamento de policiais e foi adaptado para o ex-presidente. Há banheiro próprio, janela para um corredor e, no lugar de uma beliche, foi colocada uma cama.

Ele disse que há câmeras no corredor, mas a cela não é monitorada em seu interior.

Por volta das 12h de ontem, havia grande aglomeraçã­o de jornalista­s em frente à sede da Superinten­dência da PF em Curitiba, onde Lula deve ficar preso, no bairro Santa Cândida, na região norte da capital paranaense.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil