Correio da Bahia

Juíza veta visita de governador­es a Lula

-

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federa de Curitiba, proibiu, ontem, uma comitiva de governador­es e senadores de visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato. O petista está detido, desde sábado, na sede da Polícia Federal, no Paraná.

Ao vetar a visita dos políticos ao ex-presidente, a juíza argumentou que “não há fundamento para a flexibiliz­ação do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal”. Responsáve­l pela execução da pena de Lula, a juíza destacou trecho da ficha individual do ex-presidente, em que o juiz federal Sérgio Moro veta “privilégio­s” durante o encarceram­ento.

A medida, segundo Moro, seria para “não inviabiliz­ar o adequado funcioname­nto da repartição pública”. Por esse regime, podem ter acesso a Lula apenas os advogados defensores do ex-presidente com procuração no processo e familiares.

Ontem, no entanto, um pedido feito pelo senador Roberto Requião (MDB-PR) solicitava à Justiça o direito de visita a Lula. O movimento, encabeçado pela presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), contaria com 11 governador­es de quatro partidos (PCdoB,

PSB, PDT e PT) e três senadores – além de Gleisi e Requião, Lindbergh Farias (PT-RJ).

A comitiva chegou a entrar no perímetro de segurança no entorno da PF, cujo acesso é restrito desde o sábado apenas a moradores ou policiais são autorizado­s. Entre os presentes estavam os governador­es Tião Viana (Acre), Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará), Wellington Dias (Piauí), Flávio Dino (Maranhão), Renan Filho (Alagoas), Paulo Câmara (Pernambuco), Ricardo Coutinho (Paraíba) e Waldez Góes (Amapá).

A comitiva deixou o prédio e fez uma visita ao acampament­o de sem-terra, que fazem vigília no local.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil