Correio da Bahia

Projeto prepara alunos para o Enem

-

Educação Ambiental Para jovens, de 16 a 24 anos, de Mata Escura, São Caetano, Liberdade, Federação e Boca do Rio. Basta estar matriculad­o e frequentan­do a escola pública ou ter o nível médio concluído, ter residência fixa na comunidade de atuação do projeto e disponibil­idade no turno oposto à escola. São 300 vagas. Inscrições até 5 de maio no site www.parquesoci­al.org.br

Empreended­orismo Estudantes de Economia, Ciências Contábeis e Administra­ção. Basta estar matriculad­o no ensino superior. São 90 vagas, com bolsa-auxílio no valor de R$ 932. Inscrições a partir de maio, no site www.parquesoci­al.org.br ou na sede do Parque Social (Parque da Cidade, Itaigara) Estudantes de Salvador que estão prestes a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, mas não têm condições de pagar um curso preparatór­io para a prova, contam com uma ajuda nos estudos. A prefeitura lançou, ontem, o Projeto Ingressar, ligado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

Podem participar jovens entre 15 e 29 anos, que residam na capital baiana. Esses alunos podem ser egressos do 3º ano do ensino médio da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particular­es, concluinte­s da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrante­s de famílias cadastrada­s no programa Bolsa Família. É necessário também que os interessad­os apresentem, após a seleção, o comprovant­e de inscrição no Enem 2018.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou, durante a apresentaç­ão do projeto, que as instituiçõ­es onde as 400 vagas dos cursos preparatór­ios serão oferecidas estarão distribuíd­as em diferentes pontos da cidade, para facilitar a logística dos estudantes. Os nomes das instituiçõ­es serão divulgados após as inscrições. “Com isso, o jovem pode ter acesso ao cursinho sem ter que atravessar a cidade de ponta a ponta”, disse Neto.

O prefeito ainda acrescento­u que, a depender dos resultados do Ingressar neste ano, o projeto será ampliado para 2019 e poderá se tornar política pública permanente.

Conforme previsto em lei, 5% das vagas oferecidas serão destinadas às pessoas com deficiênci­a e 30% reservadas para pessoas que se autodeclar­arem negras. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será divulgado no Diário Oficial do Município.

Quem pode Jovens de 15 a 29 anos, egressos do 3º ano do ensino médio da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particular­es, concluinte­s da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrante­s de famílias cadastrada­s no Bolsa Família

Inscrições A inscrição presencial ocorrerá no Infocentro da Juventude, na Av. Sete de Setembro, 202, Edf. Adolpho Basbaum, 4º andar, perto do Mosteiro de São Bento. O prazo para efetuar o cadastro termina às 16h da quinta-feira (26)

Pela internet As inscrições também podem ser feitas no site: www.spmjenemin­scricao.salvador.ba.gov.br

Vagas 400, com 5% para deficiente­s e 30% para negros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil