Correio da Bahia

Muito a explicar...

- Estadão Conteúdo

A delegada Teresa Alves de Mesquita Gurian, da Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescent­e, de São Bernardo do Campo (SP), responsáve­l pelo inquérito que apura supostos casos de abuso sexual praticados pelo ex-treinador da seleção de ginástica Fernando de Carvalho Lopes, afirmou que ele será a última pessoa a prestar depoimento antes da conclusão do caso.

Na quarta-feira passada, chegou-se a noticiar que Fernando de Carvalho Lopes não teria comparecid­o à delegacia, onde daria o seu testemunho, por alegar que já possuía uma consulta médica marcada. A delegada desmentiu tal informação. “Como, se ele não foi ainda intimado?”, indagou.

Como o processo, aberto em 2016 após denúncia de um atleta menor de idade, corre em segredo de Justiça, ela disse que não poderia revelar quando pretende ouvir o ex-treinador, mas deixou claro que nem ele nem outros personagen­s citados na história estiveram na delegacia até agora. Entre eles, o coordenado­r técnico da seleção, Marcos Goto, e a psicóloga Thais Coppini, que trabalhava com atletas no Mesc (Mo- vimento da Expansão Social Católica), clube particular de São Bernardo do Campo onde Fernando de Carvalho Lopes fez carreira e, segundo as vítimas, teriam ocorrido os abusos relatados na reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, que foi ao ar no último domingo.

“Todos os mencionado­s precisam ser chamados”, reiterou a delegada, para em seguida explicar por que Fernando de Carvalho Lopes ainda não foi ouvido. “Antes de falar, ele precisa saber tudo o que está sendo dito contra ele. Então, quando ele vier, eu vou dizer ‘olha, Fernando, a vítima tal falou isso, isso e aquilo. O que você tem a dizer? Já essa outra vítima relatou que você fez isso. O que pode dizer a respeito?’. Por isso, ele será a última oitiva do caso”, afirmou.

Atualmente, o processo se encontra no Fórum de São Bernardo do Campo. Teresa acredita que o receberá de volta entre hoje e segunda. Da data do recebiment­o, ela terá 30 dias para concluir o inquérito e entregá-lo à Promotoria. “Quero fazer isso o quanto antes”, disse a delegada.

 ??  ??
 ??  ?? Fernando será o último a depor
Fernando será o último a depor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil