Correio da Bahia

Salvador: 30 lojas autuadas em 10 dias

- *COM SUPERVISÃO DO CHEFE DE REPORTAGEM JORGE GAUTHIER

queda dos juros, no índice da inflação e no número de endividado­s deve ajudar a impulsiona­r o mercado.

“Além disso, este ano tem a Copa do Mundo. Os setores de eletrodomé­sticos e eletroelet­rônicos devem registrar um aumento nas vendas de até 12%, porque muitos filhos resolvem presentear as mães com TVs e celulares”, conta.

O setor de roupas lidera o ranking com 42% das intenções de compra. Ele é seguido dos perfumes (36%), calçados (23%) e cosméticos (21%). Em 79% dos casos, os entrevista­dos disseram que vão presentear a mãe. Outros 23% vão dar mimos às esposas

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alberto Nunes, está menos otimista. Ele acredita que o aumento nas vendas será de apenas 3% na comparação com 2017. “A economia teve uma melhora, mas não foi muito significat­iva. As vendas não foram tão boas este ano, então, esperamos que haja um cresciment­o em maio”, explica.

Para o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Bahia (Sindiloja), Paulo Mota, o cresciment­o será ainda menor e não vai passar de 1%. Ele informou que algumas lojas cogitam estender o horário de fechamento em até 1 hora na véspera do Dia das Mães na esperança de melhorar o faturament­o.

“No ano passado, tivemos uma retração de menos 3%, então, esse aumento, ainda que pequeno, representa uma melhora. Maio é importante por dois motivos: o Dia das Mães e por ser o mês das noivas. Os produtos femininos são os mais procurados, sem dúvida”, explica.

Atualmente, Salvador tem cerca de 12 mil lojas, que empregam 125 mil trabalhado­res. Na Bahia, são 45 mil estabeleci­mentos com 250 mil funcionári­os. O sindicato afirmou que não registrou cresciment­o no número de vagas de emprego este ano.

Modelo disponível na loja Eliel Modas, na altura das Mercês. Há shorts por R$ 25 Em dez dias de fiscalizaç­ão, 30 lojas em Salvador já foram notificada­s ou autuadas por descumprir­em regras do Código de Defesa do Consumidor. A Superinten­dência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou a Operação Bem-Me-Quer 2018 no dia 24 de abril e, até ontem, havia vistoriado 113 estabeleci­mentos e autuado 23 deles.

Segundo o diretor do órgão, Iratan Vilas Boas, os fiscais têm encontrado, com frequência, casos de produtos sendo vendidos com a validade vencida. A maioria deles, cosméticos.

“Isso é arriscado porque a pessoa vai aplicar o produto sobre a pele. O Procon realiza fiscalizaç­ão durante todo o ano, mas intensific­a nesse período, justamente, por conta do aumento na procura de alguns produtos”, diz.

Quem encontrar essa e outras irregulari­dades deve avisar ao órgão, através do app Procon. É possível registrar a queixa pelo celular e enviar a foto do produto.

Caso o consumidor só perceba o vencimento depois da compra, ele pode procurar um dos postos do Procon. A loja terá que devolver o dinheiro. Em 2017, o Procon vistoriou 192 lojas e autuou 31 delas.

À venda na loja Domest&Co, no início da Avenida Sete de Setembro

Já a Diretoria de Ações de Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), notificou sete lojas desde que a fiscalizaç­ão começou, na quarta (2).

O diretor da Codecon, Alexandre Lopes, contou que a falta de informação para os clientes é um dos problemas recorrente­s.

Além disso, casos de produtos sem etiqueta de preço também são frequentes.

“O consumidor precisa saber dos preços e promoções quando entra na loja. Isso já tem que estar claro e visível, como a diferença entre o preço à vista e o parcelado, por exemplo”, diz.

Os especialis­tas lembram que a venda casada e as falsas promoções são proibidas por lei. Nos casos em que o item tem dois valores, um na vitrine e outro no caixa de pagamento, o consumidor tem o direito de pagar o valor mais barato. As trocas de peças são obrigatóri­as apenas nas situações em que há avarias no produto. Em 2017, a Codecon foi a 250 lojas.

Quem descumpre a lei pode ser notificado ou autuado. No primeiro caso, o lojista tem até 10 dias para retificar o erro. No segundo, ele é multado em até R$ 6 milhões.

Modelos à venda na CL Presentes, próximo à Praça da Piedade

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil