Correio da Bahia

Fim das contas de energia em atraso

- Raquel Saraiva

Os 118 mil baianos com contas de luz em atraso terão agora mais facilidade para quitar a dívida e regulariza­r a situação com a Coelba. A empresa reduziu o percentual da entrada em relação ao débito total. Antes, o primeiro pagamento era feito sobre 30% e agora é possível iniciar a quitação com o equivalent­e a 20% da dívida. O restante é dividido em parcelas cuja quantidade será ajustada entre o cliente e a empresa, atendendo aos requisitos da concession­ária e consideran­do o histórico do consumidor e o saldo devedor.

Além de limpar o nome, os clientes têm ainda um motivo a mais para procurar a companhia o mais rápido possível. É que, a partir de uma conta em atraso, o fornecimen­to já pode ser suspenso e não existe mais a religação de urgência, serviço que a Coelba deixou de oferecer há dois meses.

O serviço, que era cobrado à parte, oferecia religação de urgência em até 4 horas para unidades em área urbana e até oito horas para unidades localizada­s em área rural.

A Coelba informa que a oferta do serviço é facultativ­a. Quem tem a luz cortada deve esperar até 24 horas para ter o serviço normalizad­o em áreas rurais, o prazo é de até 48 horas. “A gente oferece o serviço de religação para os consumidor­es e todo consumidor que solicitar pode ter sua energia religada no prazo máximo de até 24 horas, respeitand­o assim o que é previsto na resolução da Aneel”, diz Adriana Teodorio, gestora de atendiment­o da Coelba.

E se ficar um dia sem energia já causa transtorno, imagine oito dias. “Aquilo me deu nos nervos! Fiquei tomando banho frio no escuro, perdi tudo da minha geladeira”, conta a esteticist­a Vanja Veridiano, 63 anos.

Ela esqueceu de pagar uma conta de energia e teve a luz cortada no último dia 3. “Até aí, tudo bem, o erro foi meu e eles estavam fazendo o trabalho deles”. Depois de pagar a conta e solicitar a religação via autoatendi­mento, Vanja não teve o pedido atendido. “Parece que não foi registrado”, disse ela, que teve que ir pessoalmen­te resolver a situação em um posto da Coelba.

A religação do fornecimen­to de energia depende da quitação dos débitos do consumidor. “A partir do momento que o consumidor efetua o pagamento do sinal, a gente pode regulariza­r e solicitar a religação da unidade”, diz a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil