Correio da Bahia

Clubes definem novo formato para a Copa do Nordeste de 2019

-

A Copa do Nordeste terá de fato um novo formato a partir de 2019, conforme foi antecipado pelo CORREIO. Em reunião realizada no Recife ontem, os clubes participan­tes aprovaram a proposta que foi formulada na reunião em Salvador, em abril.

A edição do ano que vem terá as 16 equipes classifica­das divididas em dois grupos de oito, e não mais em quatro chaves com quatro. Os confrontos da 1ª fase serão entre um grupo e outro. Ou seja, oito jogos para cada time.

Os times rivais do mesmo estado – a exemplo da dupla Ba-Vi, Santa Cruz e Náutico e Ceará e Fortaleza – ficarão em grupos diferentes. Assim, os clássicos acontecerã­o já na 1ª fase. Desfiliado da Liga do Nordeste, o Sport está fora do torneio de 2019.

Quatro times avançarão para as quartas de final em cada grupo, com confrontos cruzados – 1º de um grupo contra 4º do outro, 2º de um grupo contra 3º do outro.

Por contar com apenas 12 datas, a Copa do Nordeste de 2019 terá jogos únicos nas quartas de final e nas semifinais, na casa do time de melhor campanha. Em caso de empate, a disputa da vaga irá para os pênaltis. A final seguirá disputada em jogos de ida e volta.

A Liga do Nordeste, no entanto, ainda vai buscar neste ano negociar com as federações estaduais para conseguir mais duas datas em 2019, tornando possível, assim, realizar jogos de ida e volta nas quartas de final e nas semifinais. “Vamos levar essa proposta que foi aprovada até a CBF e às federações e tentar assim pleitear mais duas datas para a competição. Temos que ver, já que no ano que vem teremos a Copa América no Brasil e o calendário será apertado”, disse o presidente da Liga, Alexi Portela.

Segundo Portela, outra pauta que será pleiteada é um maior número de jogos nos finais de semana. Atualmente, o Nordestão tem a maioria das suas partidas no meio da semana. Em 2018, apenas duas rodadas foram disputadas em finais de semana.

A decisão sobre a outra proposta formulada na reunião em Salvador, de implantar um sistema de rebaixamen­to na competição e diminuir o número de participan­tes para 12 a partir de 2020, ficará para depois. “Vamos fazer uma assembleia no início de julho para definir apenas sobre esse tema”, completou Portela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil