Correio da Bahia

Salvador abastece aviões de Recife e Brasília

- MÁRIO BITTENCOUR­T

Embasa A Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) recomendou que a população economize água, por conta da “iminente escassez de produtos químicos para a produção de água tratada”.

Por conta da falta de combustíve­l, a empresa está priorizand­o os serviços de manutenção programado­s e emergencia­is.

Polícia Militar A corporação informou que adota uma rígida gestão do consumo de combustíve­l para otimizar o emprego das viaturas. “A corporação está ainda mais atenta nesse aspecto”, disse, em nota.

Se falta combustíve­l em terra, imagine para voar. Ontem, dois aviões com destino a Lisboa (Portugal) fizeram escala em Salvador para abastecer. Um deles saiu de Recife (PE) e o outro partiu de Brasília (DF).

Em nenhum dos dois estados havia combustíve­l suficiente, por conta da greve nacional dos caminhonei­ros. Segundo Júlio Ribas, diretor da Vinci Airports, que administra o aeroporto, a parceria entre aeroportos é normal. “Chama voo alternado. Acontece tanto para situação de combustíve­l, quanto para situação de fechamento de pista”, diz.

Em nota, a concession­ária disse que segue abastecend­o normalment­e os aviões que decolam da capital baiana: “O fornecimen­to encontra-se regular, com padrão de autonomia para fornecer combustíve­l por cinco dias, conforme operado nos demais períodos do ano”.

Ontem à noite, a Infraero informou que três dos aeroportos estavam sem combustíve­l: Ilhéus (BA), São José dos Campos (SP) e Carajás (PA). Outros seis só tinham querosene para mais 12 horas, incluindo Recife (PE). A greve dos caminhonei­ros também afetou o abastecime­nto de oxigênio em hospitais de Juazeiro, no Vale do São Francisco, e de Vitória da Conquista, Centro-Sul.

A situação mais grave é em Juazeiro, onde os dois principais hospitais só têm oxigênio para hoje. O Hospital Materno-Infantil tem apenas um tubo de 1,5 mil m³ de oxigênio e 120 cilindros de 8 a 25 m³, afirma a Prefeitura.

O Hospital Regional, do estado, só tem oxigênio para até 12h de hoje. Segundo a empresa Diox Distribuid­ora de Oxigênio, o caminhão com 10 mil m³ saiu ontem de Simões Filho, mas há bloqueios nos acessos.

Em Vitória da Conquista, o Hospital Geral está com dois caminhões de oxigênio presos nos bloqueios desde anteontem. Há oxigênio para o final de semana. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que não há desabastec­imento e que, se for necessário, haverá escolta da Polícia Militar.

 ??  ?? Aeronaves de Recife e Brasília que iam para Lisboa (Portugal) fizeram escala para abastecer em Salvador
Aeronaves de Recife e Brasília que iam para Lisboa (Portugal) fizeram escala para abastecer em Salvador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil